A checa Karolina Pliskova se tornou a primeira tenista a garantir vaga nas semifinais desta edição do Masters da WTA ao arrasar a espanhola Garbiñe Muguruza por duplo 6/2, em apenas 1h02min, nesta terça-feira, em Cingapura. Com o resultado, a atual terceira colocada do ranking mundial também assegurou a liderança do Grupo Branco da competição, na qual agora acumula dois triunfos em duas partidas.

continua após a publicidade

Já Muguruza, que havia estreado com vitória no torneio que reúne em solo asiático as melhores tenistas desta temporada, agora terá de decidir a sua classificação na rodada final desta chave, na qual terá pela frente a norte-americana Venus Williams, na próxima quinta-feira, em confronto que valerá uma vaga na próxima fase.

continua após a publicidade

Venus, por sua vez, se manteve na briga por um lugar nas semifinais ao bater ao triunfar em uma longa batalha de 3h13min contra a letã Jelena Ostapenko, derrotada por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 6/7 (3/7) e 7/5. O resultado obtido pela quinta cabeça de chave da competição também provocou a eliminação de Ostapenko, sétima pré-classificada.

continua após a publicidade

Assim como Muguruza, Venus acumula uma vitória e uma derrota, sendo que as duas foram superadas por Pliskova nesta fase de grupos. Desta forma, a partida entre a espanhola e a norte-americana valerá a vice-liderança e a consequente classificação às semifinais.

No primeiro jogo disputado nesta terça-feira, Venus triunfou diante de Ostapenko em um duelo marcado pela instabilidade das duas tenistas no saque. Ao todo, foram 20 quebras de serviço, sendo que a norte-americana conseguiu 11 e a letã obteve nove. Ou seja, a veterana de 37 anos passou pela jovem de 20 justamente por ter sido um pouco menos pior do que a oponente nesta partida decisiva.

E após este confronto bastante equilibrado, o que se viu em seguida foi uma vitória arrasadora de Pliskova sobre Muguruza, atual vice-líder do ranking mundial. Embora a espanhola tenha chegado a quebrar o saque da checa por uma vez, a número 3 da WTA converteu cinco de dez break points para encaminhar rapidamente o duplo 6/2.

Nesta quarta-feira, pela segunda rodada do Grupo Vermelho do Masters da WTA, a romena Simona Halep, líder do ranking mundial, abrirá o dia de confrontos diante da dinamarquesa Caroline Wozniacki. Em seguida, a ucraniana Elina Svitolina encara a francesa Caroline Garcia. Na primeira rodada desta chave, realizada na última segunda-feira, Halep bateu Garcia e Wozniacki derrotou Svitolina.