Playoff da Stock Car pode não ter paranaenses

Desde que foi adotado em 2006, o playoff da Stock Car sempre contou com pelo menos um representante paranaense. O modelo de decisão inspirado na Nascar reúne apenas os dez pilotos mais bem colocados nas oito primeiras corridas do ano. Os “top ten” decidem, nas quatro provas finais, o campeão da temporada.

Até agora, apenas Rodrigo Sperafico, que neste ano está fora da Copa Nextel, e Alceu Feldmann conseguiram o feito de representar o Paraná nas corridas decisivas. Em 2006, os dois entraram na briga.

No ano seguinte, apenas Sperafico participou da disputa, erguendo a taça de vice-campeão. Em 2008, foi a vez de Feldmann assegurar vaga no playoff e terminar o ano como o melhor representante do estado -que possui o segundo maior contingente de pilotos na categoria (dez representantes nesta temporada).

Mas agora, o Paraná pode pela primeira vez ficar de fora da “Super Final’. Amanhã, acontece em Campo Grande (MS) a oitava e derradeira etapa da primeira fase.

Nada menos que dezessete pilotos entram em ação para decidir as sete vagas restantes – Cacá Bueno, Marcos Gomes e Valdeno Brito já estão garantidos. Ricardo Maurício, que tem 63 pontos, Max Wilson (62), Átila Abreu (59) e Daniel Serra (58) estão quase lá.

A partir daí, a briga pelas três últimas vagas envolve outros 13 pilotos. Entre os paranaenses, Ricardo Sperafico (15º), Lico Kaesemodel (18º) e Alceu Feldmann (20º) ainda alimentam esperanças. Porém, a missão deles é praticamente impossível.

O representante do estado mais bem colocado (Ricardo Sperafico) precisa subir no pódio e torcer por fracassos dos oponentes que estão a sua frente na tabela para ficar com a vaga. Um, pelo menos, já está fora da corrida: Antônio Pizzonia, que disputará a etapa da Fórmula Superleague, em Monza, na Itália.

Kaesemodel e Feldmann têm chances ainda mais remotas. Além de terem que vencer, feito inédito para ambos na categoria, também precisam “secar” todos os adversários.

Último da lista de pilotos com chance de entrar no playoff, Feldmann é cético. “A combinação de resultados que preciso para conseguir a classificação é mais improvável que ganhar na Mega Sena duas vezes consecutivas”, brinca.

Mesmo assim, ele entra em ação para buscar um bom resultado numa das pistas favoritas dele. “Nesse circuito consegui bons resultados, como um segundo lugar em 2002 e um quarto lugar em 2006. Me sinto bem nesse circuito e farei de tudo para voltar a andar na frente, mesmo sem pretensão de entrar no playoff”, argumenta o paranaense, que no ano passado cruzou a linha de chegada em sétimo.

Sustentabilidade

Principal categoria do automobilismo nacional, a Stock Car segue na sua busca por inovações. Depois da inúmeras novidades dos últimos anos, agora chegou a vez de tornar a competição ainda mais adequada à realidade mundial, cada vez mais preocupada com a saúde do planeta.

Para isso, o próximo passo segue rumo à qualidade de vida, com a realização da primeira prova com foco neste tema. A Corrida Verde será no dia 25 de outubro, no Autódromo Internacional de Curitiba, iniciando o processo para um automobilismo sustentável.

Dentro da programação da etapa estão previstas a neutralização de carbono e a reciclagem de resíduos produzidos pelo evento. Para isso, contará com a parceira da Max Ambiental, que cuidará da neutralização com o plantio de árvores, e os Recicleiros, que ficarão responsáveis pelo encaminhamento resíduos sólidos.

Para se ter uma idéia da importância destas ações, a emissão calculada para a Stock Car, incluindo consumo de energia, de diesel para produção, da gasolina para as provas, transporte aéreo e resíduos orgânicos, é de 112,03 tCO2 (toneladas de carbono equivalente). Para neutralizar isso, serão plantadas 560 árvores como recuperação de matas ciliares do Rio Barigui, no Parque Tingui, na capital paranaense.

A primeira ação oficial da Corrida Verde será a Stock Car 10K, corrida pedestre que visa promover a etapa da Stock Car e dar início ao processo de conscientização ambiental da sociedade. Atletas experientes e amadores, pilotos da Copa Nextel Stock Car e personalidades serão convidados a participar do evento.

O percurso de 10 quilômetros percorrerá algumas das principais ruas e avenidas da capital paranaense, com largada e chegada em frente à PUCPR. O trajeto não terá grandes dificuldades, possibilitando a participação de todos os tipos de atletas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna