O ex-jogador e atual presidente da Uefa, Michel Platini, está em Florença, por ocasião da apresentação do Memorial Artemio Franchi. Em entrevista coletiva, Platini criticou a violência nos estádios europeus. “Para combater o comportamento de alguns delinqüentes dentro e fora dos estádios, é preciso que haja uma polícia européia”.

continua após a publicidade

Para ele, é fundamental a cooperação em nível europeu para combater a violência no futebol. “Não é possível que os torcedores ingleses ou holandeses estejam sob controle em casa e se tornem agressivos quando vão aos jogos na casa do adversário.”

Seguindo no mesmo assunto, Platini elogiou a Fiorentina: “Florença é uma ilha feliz, visto o quanto foi feito para controlar os torcedores na disputa contra o Rangers na última edição da Copa da Uefa”.

“No que se refere ao comportamento dos jogadores em campo”, explicou Platini, “a linha da Uefa continuará duríssima. Mas em relação ao que acontece fora dos estádios, tanto nós quanto os clubes não podemos fazer muito”. O presidente da Uefa declarou que coibir esse tipo de violência é competência da justiça comum e dos legisladores.

continua após a publicidade