O presidente da Uefa, Michel Platini, afirmou nesta segunda-feira que poderá mandar alguns jogos da próxima Eurocopa na Alemanha ou na Hungria, por conta dos atrasos na construção de estádios na Ucrânia, uma das sedes da competição de 2012.
Preocupado com a lentidão na Ucrânia, Platini afirmou que poderá contar com seis estádios da Polônia, a outra sede da Europa, e contar com dois estádios da Alemanha ou da Hungria. Inicialmente, as duas sedes entregariam quatro estádios cada para a disputa.
A Uefa ainda vai analisar os estádios ucranianos para decidir no final de junho se o país terá condições de receber algum jogo da competição. Em visita no mês passado, Platini estabeleceu o prazo de dois meses para o governo da Ucrânia acelerar o projeto dos estádios.
No entanto, o presidente da Uefa fez questão de reafirmar que não há plano B para a Eurocopa e 2012. “Mas isso não significa que vamos ficar parados. Se os problemas de logística persistirem na Ucrânia, nós vamos encontrar uma alternativa. O comitê executivo tomará uma decisão”.
CORRUPÇÃO – Também nesta segunda, Platini propôs a formação de uma polícia esportiva na Europa para lutar contra a corrupção. Sem entrar em detalhes, o presidente disse que a entidade funcionaria como uma “Interpol” para o futebol e se reportaria diretamente à União Europeia.