O pivô brasileiro Vitor Faverani, que defendeu o Valencia na última temporada da ACB, a primeira divisão da Espanha, está muito perto de assinar contrato como agente livre com o Boston Celtics, a franquia com o maior número de títulos da NBA (18).
A informação foi confirmada pelo agente espanhol Luiz Martín, da empresa Martín & Maffia Sports. “A negociação está 80% encaminhada desde ontem (segunda-feira)”. O que impede a divulgação oficial do acordo é o regulamento da liga, que não permite que se assinem contratos de agentes livres antes do dia 11 de julho (esta quinta).
Falta apenas o Boston Celtics pagar ao Valencia o valor da multa rescisória, que gira em torno de 1 milhão de euros (R$ 2,9 milhões). O contrato com a franquia norte-americana seria de duas temporadas e mais uma opcional.
Relativamente desconhecido no Brasil, Vitor Faverani, de 2,10m e 25 anos de idade, fez praticamente toda a carreira na Espanha, onde se radicou a partir dos 17 anos, depois de jogar por algum tempo em Araraquara (SP). Ele já passou pelo Murcia, Clínicas Rincón, Lagun Aro e Zaragoza, antes de chegar ao Valencia. Na última temporada, registrou médias de 9,7 pontos, 4,6 rebotes e 0,7 toco por partida.
Convocado pelo técnico argentino Rubén Magnano para defender a seleção brasileira na Copa América, Vitor Faverani deverá ser mais um desfalque, a exemplo de Tiago Splitter, Nenê, Leandrinho e Anderson Varejão. Martin confirma que, se o Boston contratá-lo, certamente vai querer prepará-lo para a próxima temporada.
Vitor Faverani se inscreveu no Draft de 2009, mas não interessou a nenhuma equipe. Já há outro brasileiro no plantel da equipe, que pode ser alterado. O mineiro Fab Melo, “draftado” em 2012, está lá. O Boston Celtics está em fase de reformulação. Já saíram o ala Paul Pierce, o ala/pivô Kevin Garnett e o armador Jason Terry, além do técnico Doc Rivers.