Com a presença do técnico internacional de canoagem, Jean Michel Prono, foi oficializada ontem, a uma pista apta a sediar competições internacionais de canoagem velocidade.
A vistoria ocorreu ontem e contou com a presença do presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, o diretor-geral da Itaipu, Jorge Samek, do prefeito de Foz, Paulo Mac Donald, do presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini, do secretario nacional de esporte de alto rendimento do Ministério do Esporte, André Arantes, além de atletas da seleção brasileira, representantes do Comitê Olímpico Brasileiro e do governo paraguaio.
?Esta será a principal pista de canoagem slalom da América Latina e uma das dez melhores do mundo. Isso nos possibilitará trazer, por exemplo, um Mundial e um Pré-Olímpico para o Paraná?, comemorou Gomyde.
Tomasini confirmou que a partir de 31 de março, a seleção brasileira de canoagem ficará sediada em Foz, quando iniciará os treinamentos para a competição internacional. Atualmente, os atletas treinam num rio de Tibagi, na região central do Paraná.
Artificial
O Canal de Águas Bravas, nome dado à pista, recebeu enormes pedras, retiradas das proximidades do mirante do vertedouro da Usina, que criaram corredeiras para permitir a canoagem. Pelas duas comportas, construídas paralelamente ao Canal da Piracema, passarão 12 metros cúbicos de água por minuto. Além do canal, as obras incluem a instalação de áreas de apoio, como a garagem para barcos, arquibancadas e um espaço onde ficarão os juízes das competições.