A Pirelli fará os primeiros testes com os pneus da temporada 2014 durante o GP do Brasil de Fórmula 1, marcado para o dia 24 deste mês. Os compostos, ainda em processo de desenvolvimento, vão para a pista no primeiro treino livre do fim de semana, no dia 22.
A empresa italiana, fornecedora única de pneus para a categoria, pretende avaliar não apenas a resistência dos pneus mas também a reação dos pilotos. “Nós estamos levando para o Brasil alguns conjuntos de pneus do protótipo da próxima temporada”, anunciou Paul Hembery, diretor esportivo da Pirelli.
Hembery está ansioso para fazer os primeiros testes dos compostos por causa das mudanças que os carros enfrentarão na próxima temporada. Alterações na potência dos monopostos vão afetar a aerodinâmica e devem trazer modificações na durabilidade dos pneus.
Com os primeiros testes ainda neste ano, o diretor da Pirelli também quer adiantar a preparação dos pneus para evitar as críticas recebidas durante a maior parte da atual temporada. A alta degradação dos compostos, gerando até explosões de pneus durante o GP da Inglaterra, causaram até ameaça de boicote por parte de pilotos e equipes.
O atrito entre times e a Pirelli obrigaram a fornecedora a fazer uma revisão total em seus pneus no meio do campeonato. Para evitar que essa situação se repita, Hembery aposta nos testes em novembro, no Brasil, e também nos meses seguintes, antes da pré-temporada de 2014.
“Esperamos fazer alguns testes em dezembro e janeiro, com carros de outras temporadas. E surgiram algumas boas ideias de coisas que podemos fazer durante a própria pré-temporada”, comentou Hembery.
A pré-temporada de 2014 contará com três baterias. A primeira delas terá lugar no tradicional Circuito de Jerez, na Espanha, de 28 a 31 de janeiro. As outras duas sessões serão realizadas no Bahrein, entre 19 e 22 de fevereiro, e 27 de fevereiro até 2 de março.