A Pirelli demonstrou preocupação com seu futuro na Fórmula 1 nesta quinta-feira. A fornecedora de pneus da categoria cobra a definição de um novo contrato nas próximas semanas, a tempo de iniciar a elaboração dos compostos que serão utilizados na próxima temporada.

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“A situação é extremamente séria. Talvez não estejamos aqui no próximo ano”, afirmou Paul Hembery, diretor esportivo da Pirelli, ao exigir um novo vínculo com a F1. Com duração de três anos, o atual contrato da empresa italiana se encerra no fim deste ano. “Em algum momento, alguém tem que tomar a decisão. Estamos tentando dizer que alguma coisa precisa ser feita e rapidamente”, reforça.

Hembery quer acelerar as negociações de um novo vínculo por causa das mudanças que a F1 enfrentará em 2014. As novas regras vão exigir carros com muitas alterações, com viés sustentável, o que levará à confecção de pneus também diferenciados. Hembery avisou que a Pirelli pretendia iniciar a elaboração dos novos compostos nos próximos meses.

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No entanto, a falta de definição quanto ao futuro atrapalha o planejamento da fornecedora da F1. “No dia 1º de setembro precisaríamos avisar às equipes sobre as mudanças promovidas nos pneus para a próxima temporada. Mas já estamos no meio do caminho, então você pode imaginar como é ridícula esta situação em que não temos nem o contrato definido ainda.”

“As mudanças para o próximo ano são tão substanciais que os dirigentes precisam tomar uma decisão rápida. Porque, além das questões burocráticas da negociação, há os assuntos técnicos envolvidos no trabalho”, alertou.

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“Vai chegar um momento em que não teremos mais tempo para dar conta de tudo”, disse Hembery, ao citar a complexidade das alterações nos carros. Uma das principais será a substituição do atual motor V8, de 2,4 litros, para o motor turbo V6, de 1,6 litro.

 

A Pirelli cobra rapidez na definição do novo contrato justamente em pior momento nesta recente passagem pela F1. Algumas das principais equipes criticaram fortemente a alta degradação dos pneus fornecidos neste ano. Como resposta, a empresa italiana prometeu mudanças nos compostos no decorrer da temporada, o que gerou reclamações por parte de outros times, mais bem adaptados aos pneus desde as primeiras corridas de 2013.