A Pirelli se manifestou nesta quarta-feira sobre o incidente envolvendo o alemão Sebastian Vettel no GP da Áustria, disputado no último fim de semana no circuito de Spielberg, e se isentou de responsabilidade pelo furo em um dos pneus do carro do piloto da Ferrari.

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De acordo com comunicado divulgado pela fornecedora de pneus da Fórmula 1, os compostos funcionaram normalmente. Isso deixa como principal hipótese que o furo no pneu traseiro direito tenha sido provocado por algum detrito que o carro da Ferrari tenha passado.

“As poucas partes residuais do pneu em questão, e uma comparação profunda com outros pneus utilizados na corrida, não evidenciam nenhum sinal de fadiga no pneu traseiro direito, nem falha estrutural de qualquer tipo. A hipótese é, então, um estouro provocado por um detrito”, afirmou a Pirelli em um comunicado oficial.

No último domingo, no momento do estouro, Vettel liderava o GP da Áustria adotando a estratégia de permanecer o máximo de tempo possível na pista com os já desgastados compostos supermacios, o que aumentou a suspeita de que o dano tivesse sido provocado por problemas no pneu, em versão agora negada pela Pirelli.

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Após o estouro do pneu na reta principal do Red Bull Ring, Vettel rodou na pista, bateu de leve no guardrail e viu o seu motor “morrer”, impedindo qualquer possibilidade de voltar ao GP da Áustria.

Sem pontuar na prova, Vettel se afastou ainda mais luta pelo título da temporada 2016 da Fórmula 1. O alemão ocupa o terceiro lugar no Mundial de Pilotos com 96 pontos, a 57 do compatriota Nico Rosberg, o líder da classificação.

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