Piquet acredita em temporada competitiva e empolgante

Prestes a iniciar sua segunda temporada na Fórmula 1, o brasileiro Nelsinho Piquet será um dos 20 protagonistas de um campeonato recheado de novidades, como há muito tempo não se via na categoria máxima do automobilismo mundial. A partir do próximo domingo, quando for dada a largada para o GP da Austrália, em Melbourne, os fãs do automobilismo começam a desvendar os reais impactos das novas regras da Fórmula 1, que trouxeram de volta aos carros os pneus slicks e introduziram novidades como o KERS, asas dianteiras móveis e asas traseiras menores, que objetivam facilitar ultrapassagens e melhorar o espetáculo.

“São carros completamente diferentes do ano passado. Com todas essas novidades do regulamento e depois de tudo o que gente viu nos testes, a temporada promete muito”, relata Nelsinho. “É bom voltar à Austrália com um ano de experiência. Temos um carro que considero consistente e espero que sejamos competitivos desde o momento em que formos à pista pela primeira vez”, acrescenta. “Vai ser uma temporada muito competitiva e me sinto preparado para o desafio”, enfatiza o piloto de 23 anos, que na Austrália terá a companhia do pai, Nelson Piquet, tricampeão mundial de Fórmula 1; além do irmão, Geraldo Piquet, que compete na Fórmula Truck no Brasil.

Nelsinho também destaca as características do circuito que fica dentro do Albert Park, ao sul de Melbourne, e será palco da abertura do campeonato: “É uma pista desafiadora e bem peculiar no que diz respeito ao acerto do carro. Principalmente porque é uma mistura de um circuito permanente com uma pista de rua, que alterna curvas de baixa bem exigentes, com outros trechos bastante rápidos”, avalia.

O Grande Prêmio da Austrália integra o Campeonato Mundial de Fórmula 1 desde 1985, quando a prova era realizada ainda em um circuito de rua em Adelaide – que marcou o encerramento da temporada durante 10 anos. Em 1996 a prova australiana passou a ser realizada em Melbourne e também foi transferida para o início do ano, tornando-se a etapa de abertura do Mundial.

O circuito de Albert Park tem 5.303 metros de extensão e seu recorde pertence a Michael Schumacher, que em 2004 estabeleceu a melhor volta da corrida em 1min24s125. A prova que abre o Mundial de Fórmula 1 2009 será realizada na madrugada de sábado para domingo no Brasil. A largada está prevista para às 3h de Brasília, 17h locais.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna