Na pista montada em Guaratuba, o público viu baterias emocionantes na quinta e
última etapa da Copa Sul, que abriu a temporada 2007 do motocross paranaense.

Após quatro etapas disputadas, a grande final da Copa Sul de Motocross Paranaense aconteceu nos dias 17 e 18 de fevereiro em Guaratuba, litoral do Estado. Com a presença de grandes pilotos do circuito nacional na categoria principal, a 5.ª e última prova foi um verdadeiro show de pilotagem na areia. Foram disputadas nove baterias que definiram os campeões da copa que deu início à temporada de Motocross no Paraná. A bateria que abriu o evento foi a da categoria Intermediária. Rodil ?Ferrugem? e Alan ?Tintão? tinham chances de ser campeões e começaram a prova de forma oposta. Alan largou na frente, seguido por Hewerton Czarnik enquanto Rodil largou mal e, quando estava se aproximando do pelotão principal, levou um tombo e foi para último.

continua após a publicidade

Na frente, Marcos Mendes incomodava o líder Tintão, que errou e acertou uma placa publicitária, mas nada de grave aconteceu.Tintão caiu para segunda colocação, mas logo depois voltou a liderar até receber a bandeirada. Rodil Ferrugem fez sua parte e, em uma corrida de recuperação, terminou em segundo, o que lhe garantiu o título da Copa Sul. Hewerton Czarnik foi o terceiro, seguido por Marcelo Bonato. Marcos Mendes fechou o podium na quinta colocação.

A 85cc alinhou no gate junto com a classe 65cc, as duas categorias correram juntas, mas com classificação separada. João Vinícius de Oliveira, o ?Bubbinha?, foi o vencedor na 85cc e tornou-se campeão da Copa Sul, seguido por Éder de Lima e, em terceiro, Pedro Henrique, o PP. Na 65cc, uma dobradinha do Team Pro Tork. Eduardo Rudnick ficou em primeiro, assegurando o título da copa, em segundo ficou Endrews Armstrong. Tauan Brenner foi o terceiro colocado.

Na categoria Open, Rubens Doneda e Luciano Rosa tinham chances de ser campeões. Mas quem chamou mais a atenção foi Nico Rocha, piloto da Pro Tork, que largou na ponta e recebeu a bandeirada. Josias Benassi ficou com a segunda colocação e, em terceiro, o novo campeão Luciano Rosa. Na categoria Mini Moto Infantil (55cc), Lucas Renato da Silva foi o vencedor, seguido por João Gabriel Michelin. William Mello foi o terceiro e, com esse resultado, tornou-se campeão da categoria.

continua após a publicidade

Na TRF-50 Adulto, Marcelinho Biase e Rodil ?Ferrugem?, que já havia sido campeão na Intermediária, competiam para saber quem seria o campeão desta categoria. Marlon Bonilha largou na frente, seguido por Marcelo Biase. Ferrugem conseguiu ultrapassar os dois e ficou com a liderança, mas um tombo tirou a chance de outro título, então sobrou a Marcelinho Biase fazer a sua parte e vencer mais uma bateria. No total, ele venceu 3 das 5 etapas disputadas e merecidamente conquistou o título. Rodil foi o segundo, seguido por Élcio Pereira.

A Força Livre Nacional teve Matheus Manzatti como vencedor, seguido pelo campeão da Copa Sul 2006/07, Bruno de Souza.

continua após a publicidade

A TRF-50 Infantil largou separada da categoria 55cc.

E o vencedor foi William Mello, seguido por Pedro Henrique.

Na mais aguardada categoria, a Força Livre Especial, o campeonato estava empatado, com Kris Florenzano, Paulinho Stedile e Rafael Farias com 45 pontos. A expectativa de uma grande prova foi confirmada ao cair do gate.

Djohny Aquino largou em primeiro, seguido por Paulo Stedile e Duda Parise. Stedile logo assumiu a liderança. Em seu encalço vieram Douglas Parise, Kris Florenzano, Rafael Zenni e Rafael Farias.

Zenni sofreu um forte tombo e acabou desistindo da bateria. Duda Parise ficou em segundo até que tentou ultrapassar Paulinho, mas também caiu e deixou a prova. Então foi a vez de Kris começar a atacar Paulinho. O piloto da Suzuki conseguiu a ultrapassagem aos 10 minutos de bateria, mas a alegria durou pouco. Poucas voltas depois, foi a vez de Kris ir para o chão.

Rafael Farias logo viu que era a sua chance. Ele ultrapassou Paulinho, que logo em seguida tentou dar o troco, mas também caiu! Kris Florenzano, a esta altura na segunda posição, 25 segundos atrás do ponteiro, veio num ritmo forte, tirando de 2 a 3 segundos por volta do líder Farias. Quando encostou em Rafael, faltando apenas duas voltas, o curitibano sabia que era tudo ou nada na disputa do título e tentou a ultrapassagem, mas errou e caiu mais uma vez. Rafael então ficou sossegado para receber a bandeirada e comemorar o título de campeão. Florenzano, Stedile, Aquino e Anderson Chupel completaram os cinco primeiros da prova.

A Copa Sul de Motocross Paranaense foi organizada e supervisionada pela FPRM (Federação Paranaense de Motociclismo) com o apoio da Pro Tork.