Na última etapa realizada em Curitiba, ano passado, a Stock Car deu o primeiro passo rumo ao automobilismo sustentável, lançando a Corrida Verde. Esse ano, a categoria avançou mais um passo, com a estreia do etanol, combustível ecologicamente correto.

continua após a publicidade

Alinhado a essas ações, o piloto paranaense Lico Kaesemodel quis fazer sua parte também e através do Instituto Ecoplan, que atua nessa área há mais de 15 anos e conduziu todo o processo, recebeu o certificado “Compensação” ou “Selo Verde”, que vai estrear em seu carro na 2.ª etapa da Stock Car, que acontece no Autódromo Internacional de Curitiba, nesse fim de semana.

“O Certificado “Compensação’ ou “Selo Verde’ é utilizado para identificar a empresa/cidadão que exerce responsabilidade socioambiental. O Lico adotou o sistema de neutralizar as emissões de CO2 emitidas no conjunto de suas atividades como corredor e de sua equipe de Stock Car, através de nosso programa CCO2 – Compensaçao de Carbono (www.CCO2.com.br).

Calculamos a média de 102 toneladas/ano de emissões de gases, considerando viagens de deslocamento da equipe, uso de pneus, lubrificantes, além de insumos e outros ítens que contribuem para a geração de GEEs (Gases de Efeito Estufa)”, explica Raquel Pizzatto, superintendente do Instituto Ecoplan, organização sem fins lucrativos.

continua após a publicidade

Assim, durante toda a temporada 2010, Kaesemodel estará pilotando um veículo “Carbono Neutro”. Para adquirir esse direito, foi necessário a plantação de 540 árvores, mantidas na Fazenda Cambiju, que pertence a família Kaesemodel e está localizada em Ponta Grossa, O desenvolvimento das árvores é auditado periodicamente por equipe do Ecoplan, que testa não só sua existência como o perfeito desenvolvimento deste plantio.