Piloto inglês ganha o WTCC em Curitiba

Um final de semana que parecia perfeito acabou com uma ponta de tristeza para o curitibano Augusto Farfus Jr. Ele, que largara na pole e fora o 3.º colocado na primeira prova do Campeonato Mundial de Turismo da FIA (WTCC) em Curitiba, acabou batendo na segunda prova e perdeu a chance de subir na classificação geral. O destaque da etapa disputada ontem no Autódromo Internacional Raul Boesel foi o inglês Andy Prilaux, que venceu a segunda prova (a quarta dele no ano) e assumiu a liderança isolada da temporada.

Farfus, favorito dos quase 10 mil torcedores que foram ao AIC, conseguiu mais do que era previsto para a equipe da Alfa Romeo. Os carros da Seat eram muito mais rápidos, principalmente na primeira etapa. Ele não teve como segurar o espanhol Jordi Gené e o alemão Peter Terting – a chance dele abrir vantagem ficou para trás quando, ainda na segunda volta, o safety-car entrou na pista por causa dos abandonos de Lucas Molo e Maurizio Ceresoli. A ótima largada, na qual manteve a ponta, perdeu força.

Depois de dez voltas de pressão, Gené passou Augusto Farfus, que perdeu tração na saída da curva do Pinheiro e também foi suplantado por Terting. Os dois passaram e ?sumiram? – deixando o curitibano ainda com três Seat na sua cola. Mas ele resistiu e manteve a 3.ª posição. O domínio espanhol na primeira prova foi absoluto. Dos seis primeiros, cinco eram da marca.

Mas tudo mudou na etapa das 13h. O BMW de Andy Prilaux (que foi o 8.º na primeira prova) assumiu a pole-position no grid invertido – o 8.º vira primeiro e assim sucessivamente. Ele foi soberano, mantendo sempre uma vantagem segura para os outros adversários. E mesmo com as duas entradas do safety-car: a primeira por causa da rodada de Luca Rangoni e a segunda pela forte batida de Emmet O?Brien na entrada da reta dos boxes. Farfus já estava fora, atingido pelo Seat de Rickard Rydell – ele resistiu por duas voltas sem a frente do carro, mas teve que abandonar na sexta volta.

Nas relargadas, Prilaux foi eficiente para segurar o ímpeto de Gianni Morbidelli, companheiro de equipe de Farfus Jr. na Alfa Romeo.

E conseguiu a vitória que o colocou como líder isolado.

O inglês conquistou 11 pontos nas duas provas (o outro que marcou 11 ontem foi Peter Terting), enquanto o francês Yvan Muller, da Seat, zerou em Curitiba. A corrida terminou duas voltas antes do previsto, por causa do acidente de Alain Menu, que também bateu na entrada da reta dos boxes.

Com os resultados, Prilaux abriu três pontos do agora vice-líder James Thompson – 44 a 41. Augusto Farfus, que fez seis pontos, ficou na 9.ª colocação, com 28. A próxima etapa do WTCC acontece no dia 29, em Puebla, no México.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo