O espanhol Joan “Nani” Roma (Mini) ganhou a terceira etapa do Rali Dacar, entre San Rafael e San Juan, chegando na frente de seu companheiro de equipe, o polonês Krzysztof Holowczyc, novo líder entre os carros.
O piloto catariano Nasser Al Attiyah (Hummer), vencedor da segunda etapa, chegou em terceiro. Já o francês Stephane Peterhansel (Mini), que antes da etapa era líder da classificação geral, ficou apenas em sétimo, a mais de seis minutos de Roma.
Entre os brasileiros, a dupla Jean Azevedo/Emerson Cavassim (Navarro) terminou na 18.ª colocação. Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (Lancer) vinham entre os dez primeiros, mas tiveram problemas e completaram o dia na 28.ª colocação.
Motos
O francês Ciryl Despres aproveitou um erro de seus maiores concorrentes ao título do Rali Dakar, e assumiu a liderança entre as motos com vantagem confortável. O piloto da KTM venceu a terceira especial, disputada entre as cidades de San Rafael e San Juan, na , com o tempo de 3h48min38s nos 270km de deslocamento cronometrado.
Despres foi beneficiado pelo erro de navegação do espanhol Marc Coma e do chileno Francisco “Chaleco” Lopez, que encerraram o dia na sétima e na oitava colocações, respectivamente. O europeu foi 13min04s mais lento do que Despres. Já o sul-americano ficou 17min59s atrás do líder da especial.
Quadriciclos
O argentino Alejandro Patronelli assumiu nesta terça-feira a liderança do Rali Dakar entre os quadriciclos pela primeira vez. Atual campeão da disputa, ele venceu a terceira especial, de 270km entre San Rafael e San Juan, na Argentina, com o tempo de 4h53min59s.
O melhor tempo do dia seria do também argentino Pablo Sebastian Copetti, mas ele recebeu 15min de penalização da direção do Dakar e ficou com a quarta colocação da especial, com total de 5h02min53s.