Já estão definidos os campeões brasileiros de motocross da categoria 50cc (minicross). Na categoria A (4 a 6 anos), o piloto Matheus Felipe Zatera, de Campo Largo, confirmou o favoritismo e conquistou o título de forma invicta, com nove vitórias na temporada, somando 225 pontos, contra 136 de Arthur Rodrigues Lima, de Minas Gerais, o segundo colocado. As três últimas etapas da competição foram realizadas, em Mogi das Cruzes, e reuniram os principais pilotos da futura geração do motociclismo brasileiro.

O pequeno Matheus, de apenas 6 anos, venceu quatro etapas do campeonato brasileiro nos Estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. O piloto, que ainda não tem idéia da importância do título de campeão brasileiro, participou na quinta-feira, de uma carreata pelas ruas de Campo Largo e até está dando autógrafos para os fãs da cidade.

“Ele esperava o título, batalhou pra isso e está muito feliz”, diz Célia Zatera, mãe de Matheus. Ela conta ainda da dificuldade em assistir Matheus nas corridas. “Eu fico muito aflita e não vejo a largada”, declara ela. Mas, apesar da preocupação, Célia confessa que está muito orgulhosa do filho. Segundo ela, ele é muito seguro e na hora das corridas se transforma, deixando todos surpresos.

Além do título nacional, Matheus também é campeão antecipado do Paranaense de Velocross. A última etapa da competição acontece nos próximos dias 13 e 14, na Lapa, e ele nem precisa participar da prova. “Há três anos que estamos investindo na minimotos e os resultados estão aparecendo”, conta o presidente da Federação Paranaense de Motociclismo, Gilberto Rosa.

Outro piloto também está roubando a cena no Paraná. O curitibano Jean Carlo Ramos, de 15 anos, comemora o título de campeão sul-brasileiro de Motocross, categoria 80cc. O 1.º lugar foi conquistado no último fim de semana na cidade de Capinzal, em Santa Catarina. A prova reuniu os principais pilotos do Sul do País, que participaram do Brasileiro 2004 e também os destaques de cada Estado.

Jean também terminou o Campeonato Brasileiro de Motocross 2004 em 2.º lugar. No Campeonato Paranaense de Arena Cross ele é vice-campeão, mas ainda falta a última etapa e ele tem chances de vencer. A diferença dele para o primeiro colocado, o piloto Luciano Arruda, é de 8 pontos. Em 2005, Jean começa a competir na categoria 125cc. “Ser campeão brasileiro é o meu grande sonho”, encerra ele.

continua após a publicidade

continua após a publicidade