O paranaense Augusto Farfus inicia hoje a última bateria de testes antes da abertura da temporada do WTCC Campeonato Mundial de Carros de Turismo. Ao lado dos companheiros da equipe oficial da BMW-Alemanha, Farfus treinará até quinta-feira no circuito italiano de Vallelunga. Depois, os carros serão embarcados para o Brasil, onde a rodada dupla inaugural está marcada para o Autódromo Internacional de Curitiba, de 6 a 8 de março.
“Estes ensaios serão importantes porque ainda estamos nos adaptando ao novo combustível, com 10% de etanol, que usaremos em Curitiba”, lembrou Farfus, animado com a expectativa de voltar a correr na cidade natal e começar a arrancada rumo a uma classificação final melhor que o 6.º lugar de 2008.
Na semana passada, Farfus, juntamente com os parceiros Jorg e Dirk Müller, participou em Estoril dos testes com a BMW M3 GT2 que a casa germânica inscreveu nas 12 Horas de Sebring. “Não vamos correr a prova, apenas trabalhamos no desenvolvimento do carro para a equipe Rahal-Letterman”, explicou.
A capital paranaense vai inaugurar o campeonato pela terceira vez seguida e receberá a categoria de turismo da FIA pela quarta em seus cinco anos de existência.
As principais novidades serão o novo sistema de lastros, os treinos classificatórios inspirados no bem-sucedido formato atual da Fórmula 1, a segunda geração de biocombustíveis e a estreia da Lada no torneio de construtores.
Usado no torneio de equipes independentes no ano passado, o modelo 110 deverá ser substituído pelo Priora a partir da etapa da República Tcheca, em junho. A Lada é a primeira marca russa a se inscrever oficialmente um evento promovido pela FIA.