Divulgação/ WTCC
Melhor no primeiro dia de treinos livres, Augusto Farfus Júnior
é candidato à pole position
para domingo.

Pode ser apenas uma prévia. Às vezes, nem consegue ser uma prévia. Mas novamente o curitibano Augusto Farfus Júnior, único brasileiro no Campeonato Mundial de Turismo da FIA, foi o mais rápido piloto em um treino livre para a etapa de Curitiba – que abre a temporada mundial de automobilismo (e do WTCC, claro), amanhã, no autódromo Raul Boesel, em Pinhais. E bateu ainda o recorde da pista.

continua após a publicidade

Como fizera nos dois anos anteriores, Farfus dominou a sessão, e deixa a esperança para a torcida local para uma pole position para a primeira corrida, marcada para as 13h20 (a segunda acontece às 16h20). A definição do grid está marcada para hoje, às 15h.

Foi a primeira vez que os pilotos foram para a pista do Autódromo Internacional de Curitiba – e, ao contrário do ano passado, desta vez com tempo ruim e frio. Mas o clima permitiu que a meia hora de treino livre tivesse tempos animadores para um início de temporada. Farfus fechou o treino com a melhor volta de 1min24s704, batendo o recorde do circuito, que era dele próprio na pole de 2006 (1min24s761), que foi obtido com clima semelhante, já que a prova daquele ano foi disputada em julho. Se o tempo for comparado com o do treino livre de 2007, a diferença é brutal – Farfus fechou sua volta em 1min25s895.

O que prova que o clima ajudou, mas que os carros estão sensivelmente mais rápidos que nos anos anteriores. E também provou que Farfus terá que lutar ?sozinho? contra a armada espanhola. No treino de ontem, ele foi secundado por três pilotos oficiais da Seat – pela ordem, Gabriele Tarquini, Rickard Rydell e Jordi Genè. O quinto colocado foi Nicola Larini, com o Chevrolet Lacetti, e só depois dele vêm os outros ?oficiais? da BMW, com o tricampeão Andy Priaulx em sexto e Jörg Müller em sétimo. E apenas Augusto Farfus e os três pilotos da Seat fecharam o dia com tempos abaixo de 1min24s.

Para hoje, a previsão é de forte disputa na pista. Sabidamente mais rápidos que os BMW, os Seat surgem como candidatos fortes à pole position, mas terão antes que passar por Farfus. E, para aumentar a tensão e a emoção, a previsão do Simepar é de tempo ?nublado com pancadas de chuva moderada?. Se ficar apenas no nublado, aumenta a chance de voltas mais rápidas. Se chover, a definição do grid se torna imprevisível.

continua após a publicidade