Bernardo fez bonito no Havaí. |
Com apenas 21 anos de idade, o jovem pernambucano Bernardo Pigmeu volta a se destacar entre os melhores surfistas do mundo no Havaí. Dois anos atrás, ele se tornou o segundo brasileiro a receber uma nota 10 em Banzai Pipeline e ontem foi o único que conseguiu superar o experiente ex-campeão mundial Sunny Garcia nas difíceis ondas de 1,5m a 2,5m de altura em Haleiwa. Só que o feito ocorreu na semifinal e na decisão o havaiano garantiu a vitória no Vans Hawaiian Pro com duas notas na casa dos 8 pontos em suas duas primeiras ondas. O outro grande favorito era Bruce Irons, que arrancou a única nota 10 e uma 9,17 para registrar incríveis 19,17 pontos, novos recordes do campeonato, logo na primeira bateria do dia. Na semifinal, deu outro show num tubo que mereceu nota 9,80, mas o irmão do tricampeão Andy Irons foi abandonado pelas ondas na final e terminou em quarto lugar, com Pigmeu sendo a grande surpresa entre três tops do WCT no pódio do WQS de Haleiwa. O australiano Phillip MacDonald ficou em segundo e a terceira colocação levou o pernambucano para a 16.ª posição na lista provisória dos quinze surfistas que o WQS indica para completar a elite do surfe mundial.
Perto do bi
Na outra ponta da tabela, o Brasil pode registrar um feito inédito na história do WQS. Além de ser o País com o maior número de títulos mundiais nesse circuito seis em doze edições, o catarinense Neco Padaratz pode ser tornar o primeiro bicampeão consecutivo. Seu irmão Teco Padaratz venceu o primeiro em 1992 e o segundo em 1999. O australiano Jake Paterson também foi o número 1 em duas vezes, em 1996 e 2002, mas Neco pode ser o primeiro a ser campeão do WQS em duas temporadas seguidas.
Mesmo com o nono lugar no Vans Hawaiian Pro, Neco Padaratz conseguiu ampliar a vantagem sobre seus únicos adversários na corrida pelo bicampeonato no WQS. Os australianos Luke Stedman e Phillip MacDonald e o sul-africano Greg Emslie, só conseguem superar os seus 11.400 pontos no ranking se ficarem entre os dois primeiros colocados na final do WQS, que começa sexta, em Sunset Beach.