Kadu Machado e sua Ranger 7. |
Emerson Duda e Kau Machado já estão preparando as malas para a maratona no Nordeste: as duas próximas etapas da Copa Petrobras Pick-up Racing acontecem lá, bem longe da casa dos paranaenses. Duda, que responde pela Ranger número 12, e Kau, responsável pela Ranger número 7, embarcam bastante motivados, mas ao mesmo tempo cautelosos. Os dois, que vêm de problemas na última etapa, a terceira da temporada, em Tarumã, no Rio Grande do Sul, no início de julho, quando os dois carros da equipe não apresentaram o rendimento esperado -Duda, que largou na nona posição, conseguiu um “milagroso” quarto lugar, enquanto que Kau, sétimo no grid, nem conseguiu largar por pane elétrica – esperam se reabilitar na classificação neste fim de semana (14 e 15) em Caruaru, em Pernambuco. “Trabalhamos muito depois daquela corrida. No ano passado eu não tive muita sorte aqui, mas nessa temporada espero reverter isso e brigar pelo pódio. Fiz alguns testes em Curitiba nesse mês e o meu carro se mostrou rápido. Mas agora é esperar para ver como ele vai se comportar lá, num traçado travado como é o de Caruaru”, explica Kau, quarto no campeonato, que no ano passado saiu de Pernambuco com a quarta colocação da prova.
Duda, que no ano passado venceu a corrida em Caruaru, também se mostra otimista, mas reforça o discurso de Kau quando o assunto é o traçado da pista. Ele, que praticamente refez o carro depois de Tarumã, espera que seu novo conjunto se mostre rápido no primeiro circuito travado da temporada. “Nós só conseguimos descobrir o problema da minha pick-up depois da prova em Tarumã. Por isso, resolvemos dar uma guinada na preparação, com várias alterações no setup da pick-up. Estou indo pra lá otimista, mas sem saber na verdade, como ele vai se comportar. Estamos levando a experiência que temos naquele circuito, e espero que isso nos ajude muito. Mexemos bastante na suspensão, que respondia muito bem em curvas de alta, mas não tão bem em curvas de baixa. Depois que eu andar, vou poder falar mais”, explica Duda, segundo no campeonato, que no ano passado voltou como “Rei do Nordeste”, depois de vencer as duas etapas nordestinas.
Os dois pilotos da Ávila Racing embarcam amanhã para Caruaru. Depois de Pernambuco, a escala dos paranaenses acontece em Fortaleza, onde no dia 22 acontece a quinta etapa da temporada. Os treinos para a quarta etapa no Autódromo Internacional Ayrton Senna acontecem só no sábado pela manhã, e em seguida, a tomada de tempos. A corrida acontece no domingo. A Copa BR Petrobras Pick-up Racing é um campeonato multimarcas. A categoria surgiu em 2001 e desde a temporada 2002 utiliza o famoso GNV como combustível. Emerson Duda foi o primeiro piloto do mundo a vencer uma corrida onde o combustível foi o gás natural.