Maior campeão olímpico da história, Michael Phelps pode abandonar a aposentadoria. Aposentado depois dos Jogos de Londres/2012, competição na qual chegou à sua 19ª medalha, obtendo novo recorde, o nadador voltou a fazer parte do programa norte-americano antidoping, forte indício da possibilidade de competir novamente.
Isso porque, como atleta amador ou aposentado, Phelps não precisaria se submeter a nenhum controle antidoping. Apenas em competições oficiais é que é exigido que um atleta não tenha consumido nenhuma de uma extensa lista de substâncias proibidas.
Nesta quinta-feira, a Agência Antidoping Norte-Americana revelou que Phelps foi testado duas vezes no terceiro trimestre de 2013, período encerrado no último dia 30 de setembro. No mês passado, o seu antigo técnico, Bob Bowman, afirmou que Phelps estava treinando ocasionalmente no North Baltimore Aquatic Club.
Na ocasião, Bowman afirmou que o interesse de Phelps não era competitivo, mas se manter em forma. Porém, ao ser testado contra drogas, o maior nadador da história se coloca em condições legais de retornar às competições. Até o próximo Mundial, em 2015, em Kazan, ele terá praticamente dois anos.