Melbourne – O nadador norte-americano Michael Phelps foi o primeiro colocado na prova dos 100 m borboleta, na manhã de ontem (horário brasileiro), no Mundial de Esportes Aquáticos, na Austrália.
Phelps brigou metro a metro pela medalha de ouro com o compatriota Ian Crocker, atual recordista mundial da prova, e acabou recompensado com o tempo de 50s77, que lhe valeu o lugar mais alto do pódio.
O bronze é do venezuelano Albert Subirats, que ficou exatamente um segundo atrás do vice-campeão com o tempo de 51s82. O tempo de Subirats foi apenas um centésimo mais lento do que o recorde sul-americano, que pertence ao brasileiro Gabriel Mangabeira, e dois do que o recorde dos 50 metros borboleta, que ainda pertence ao agora aposentado Fernando Scherer, o Xuxa.
Cielo é sexto
Também disputando a final ontem, o nadador brasileiro César Cielo Filho ficou em sexto lugar na final dos 50 m livre, com o tempo de 22s12, no Mundial de Esportes Aquáticos, em Melbourne, na Austrália. A prova, considerada a mais rápida da natação, foi vencida pelo norte-americano Benjamin Tobriner, com o tempo de 21s88 (novo recorde do campeonato).
Cullen Jones (EUA) conquistou a medalha de prata na prova, com 21s94. O bronze ficou com o sueco Stefan Nystrand, que nadou os 50 metros em 21s97.
O tempo de Cielo na decisão foi inferior ao que o atleta havia obtido nas semfinais, quando marcou 22s09 e quebrou o recorde sul-americano.
Até agora, na Austrália, os melhores resultados brasileiros são o quarto lugar nos 100 m livre e no 400 m medley, com Cielo e Thiago Pereira, respectivamente.
Recorde
A Austrália bateu o recorde mundial de 4×100 m livre. A equipe feminina fez a marca de 3min55s74 e faturou a medalha de ouro. O registro anterior também era das donas da casa, com o tempo de 3min56s30, registrado em 21 de março de 2006. A prata ficou com a equipe dos Estados Unidos, enquanto o bronze foi da China.