Maior atleta olímpico de todos os tempos com 22 medalhas – sendo 18 só de ouro -, o norte-americano Michael Phelps tem mais uma motivação nos Jogos do Rio-2016, em agosto. A de ser o primeiro tetracampeão na natação. Dois dias depois de obter a vaga nos 200 metros borboleta e se garantir em sua quinta Olimpíada na carreira, o multicampeão conseguiu nesta sexta-feira um lugar na prova dos 200 metros medley, em que é o vencedor das últimas três edições olímpicas – em Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012.

continua após a publicidade

A classificação foi obtida em mais um dia da seletiva na natação dos Estados Unidos para o Rio-2016 na cidade de Omaha, no estado do Nebraska. Batido pelo compatriota Ryan Lochte nas eliminatórias e nas semifinais, Phelps deu o troco na decisão. Liderou de ponta a ponta e venceu com o tempo de 1min55s91 – segunda melhor marca do mundo em 2016. Lochte ficou em segundo com 1min56s22 e também confirmou presença na prova no Rio, que terá ainda o brasileiro Thiago Pereira na briga por medalha.

Neste sábado, Michael Phelps ainda tentará mais uma vaga individual nos 100 metros borboleta. Nesta sexta-feira, ele caiu na água apenas 30 minutos depois de se garantir nos 200 metros medley e avançou à final com o sexto melhor tempo (51s83).

Outros oito nadadores norte-americanos confirmaram classificação para a Olimpíada nesta sexta-feira, antepenúltimo dia da seletiva em Omaha. Na prova de maior destaque, os 100 metros livre feminino, o fenômeno Katie Ledecky, especialista nas distâncias mais longas, não conseguiu acompanhar a velocidade das rivais e terminou apenas em sétimo com 53s99, ficando fora do Rio-2016 nesta prova.

continua após a publicidade