Ganhador de oito medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, Michael Phelps conquistou novos feitos importantes no Campeonato Americano de Natação, em Irvine,no final da noite de quarta-feira (no horário de Brasília). Ele venceu os 200 metros livre com o melhor tempo do ano na prova e superou a marca do seu algoz no último Mundial, o alemão Paul Biedermann. Além disso, o fenômeno das piscinas ganhou a disputa dos 200 metros borboleta logo em seguida.

continua após a publicidade

Phelps cravou 1min45s61 para obter o melhor tempo deste ano nos 200 metros livre, superando a marca de 1min45s84 obtida por Biedermann em julho passado. Ryan Lotche, por sua vez, ficou em segundo lugar com 1min45s78 e também bateu o tempo do nadador alemão com o segundo melhor tempo do ano. Pet Vanderkaay, o terceiro colocado, fez o tempo de 1min46s84.

Já nos 200 metros borboleta, prova que Phelps não perde desde 2002, o norte-americano ganhou com o tempo de 1min56s00, que foi 4s49 mais lento do que o recorde mundial que ele mesmo estabeleceu no Mundial de Roma, no ano passado.

Com as duas novas vitórias no Campeonato Americano, Phelps se tornou o maior vencedor da história da competição, com 49 medalhas de ouro. Ele superou a marca de Tracy Caulkins, que conquistou 48 vitórias.

continua após a publicidade

Phelps, porém, não se deu por satisfeito com os seus feitos. Ele ainda participará de mais três provas no Campeonato Americano e já focou o seu novo objetivo. “Ainda fui mais lento do que quero ser. Quero dar um passo à frente nos primeiros 100 metros”, afirmou.

Com o resultados desta quarta, Phelps garantiu vaga nas 200 metros livre e 200 borboleta no Pan-Pacífico, que será realizado entre 18 e 22 de agosto, na Califórnia (EUA), naquela que será a principal competição desta temporada na natação mundial.

continua após a publicidade