O multicampeão Michael Phelps conheceu na noite desta sexta-feira a sua primeira derrota no Campeonato Norte-Americano de Natação, disputado em Irvine, na Califórnia. Após conquistar o ouro nos 100 e 200 metros borboleta, assim como nos 200 metros livre, Phelps foi superado pelo compatriota Ryan Lochte nos 200 metros medley.
Ganhador de oito medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e mais cinco conquistas douradas no Mundial do ano passado, em Roma, Phelps viu Lochte levar a disputa em Irvine com o tempo de 1min54s84, mais rápido que os seus 1min55s94. Ambas as marcas foram as melhores do ano na prova.
Apesar da derrota, Phelps não se mostrou abatido pelo resultado. “Tudo tem a ver com ainda não estar em forma. Ainda não estou lá”, explicou o nadador. “Há muito trabalho para ser feito. Derrotas sempre me motivam”, completou Phelps, que perdeu para o atual recordista mundial, marca esta conquistada por Lochte em Roma.
“Eu disse para o Ryan: ‘Cara, faltando mais ou menos 20 metros você me passou como se eu estivesse parado'”, contou o multicampeão de 25 anos, ainda brincando sobre o fato de Lochte ter nadado a prova após se recuperar de uma grave lesão no joelho. “Ele sempre fala isso”, ironizou Phelps.
Mesmo com o revés, Phelps garantiu mais uma vaga no Pan-Pacífico, principal competição da temporada, a ser disputada na mesma piscina em Irvine, na semana que vem. Ainda pelo Campeonato Norte-Americano, ele volta a nadar neste sábado, quando estará na final dos 200 metros costas.