O norte-americano Michael Phelps arriscou para voltar ao topo do pódio no Mundial de Esportes Aquáticos, em Roma. Depois da derrota para o alemão Paul Biedermann nos 200m livre, na terça-feira, o nadador decidiu mudar sua tática nos 200m borboleta, nesta quarta.
Em vez da tradicional arrancada nos metros finais, Phelps optou por forçar o ritmo no início da prova. Terminou com a medalha de ouro e mais um recorde mundial, com 1min51s51 – marca 0s52 inferior à antiga, que também pertencia a ele.
“Eu queria abrir vantagem nos 100 primeiros metros para nadar mais livre no fim, e foi o que aconteceu. Eu disse ao Bob [Bowman, técnico] que iria forçar até os 150 metros para segurar nos 50 finais. Consegui fazer isso”, explicou o nadador.
Phelps revelou também que mudou seu traje instantes antes da prova. Ele trocou um modelo que cobria até os ombros por uma que cobre apenas a área das canelas até a cintura. “Não estava me sentido bem no aquecimento, então troquei. Sempre uso esse modelo [menor] nesta prova”, afirmou.