Ao abrir mão de usar os novos maiôs de alta tecnologia, já visando o fato de que eles estarão proibidos em competições oficiais a partir de 2010, o norte-americano Michael Phelps só conseguiu avançar para uma das três finais que buscou nesta terça-feira na etapa de Estocolmo da Copa do Mundo de Natação, disputada em piscina curta.

continua após a publicidade

Depois de fracassar na tentativa de alcançar a final dos 100 metros livre, ao obter apenas o 16.º melhor tempo da bateria classificatória, Phelps também não conseguiu entrar na luta por uma medalha nos 100 metros costas. Mais tarde, ele se classificou para a decisão dos 100 metros medley ao estabelecer a sétima marca mais rápida na sessão qualificatória. Com o tempo de 53s13, ele foi mais de meio segundo mais lento que o nadador mais rápido das eliminatórias da prova, o sul-africano Darian Townsend, que cravou 52s48.

Detentor do recorde de medalhas de ouro em uma única edição de uma Olimpíada, com as oito conquistadas nos Jogos de Pequim, no ano passado, Phelps disputa a sua primeira competição desde que participou do Mundial de Roma, em agosto.

Afirmando estar longe da sua melhor forma, o nadador norte-americano voltará a nadar em Estocolmo nesta quarta-feira, quando buscará vaga nas finais dos 100 metros borboleta e dos 200 metros medley.

continua após a publicidade