O Atlético tem nove rodadas pela frente para decidir o futuro para o próximo ano. Permanecer na elite do futebol brasileiro e, quem sabe, voltar a escrever páginas relevantes na sua história, ou manchá-la com uma queda para a Segundona, que trará perdas para o clube e muito sofrimento à torcida.
Entretanto, se depender das palavras do presidente do Conselho Deliberativo, Mário Celso Petraglia, o Atlético não vai cair. Em uma carta dirigida à nação rubro-negra, o comandante-mor afirmou que o clube não cairá, por mais que a “imprensa” pregue o contrário.
“Não vamos cair para a segunda divisão. Não seremos rebaixados. Não vão nos desvalorizar. Conhecemos nosso valor. Nossa estirpe é forjada na luta. Por isso, digo não! Não àqueles que dão como certa a nossa derrocada. Não aos velhacos que refestelam-se com nossas dificuldades escondidos em cabines de imprensa. Não à inveja e ao provincianismo”, afirma em um trecho de seu desabafo.
As palavras de Petraglia foram divulgadas num momento em que o Atlético precisa de força após ser, novamente, empurrado à zona de rebaixamento. Porém o texto destoa da afirmação de outro presidente, dada na semana passada, e que repercutiu negativamente entre os setores atleticanos.
Na ocasião, João Augusto Fleury, do Conselho Gestor, disse que uma possível queda à Segundona não seria tão ruim porque grandes clubes já passaram pelo rebaixamento, se reestruturaram e voltaram revigorados. Sobre o dilema de ir ou não para a 2.ª Divisão, o Atlético tem, a partir de hoje, 55 dias para resolvê-lo e mostrar sua força ou sua fraqueza.
Caminho
Nesta reta final, o Furacão fará quatro jogos em casa e cinco fora. E precisa somar no mínimo 15 pontos, pelas projeções mais positivas, para permanecer na Série A.
Para tanto, terá que vencer todas na Arena e pelo menos uma fora de casa – tarefa que tem sido quase impossível pro Atlético. Das 14 partidas longe de casa, venceu apenas uma (Ipatinga) e empatou outra, no clássico contra o Coxa. O aproveitamento como visitante é de apenas 9,5%.
De acordo com os sites Chancedegol e Infobola são grandes as chances do Furacão ser rebaixado. O Chancedegol aponta 77,2% – à frente apenas do Ipatinga com 92,7%.
Números
Já o Infobola apresenta números um pouco melhores. São 67% de chance para figurar na Segundona em 2009, à frente de Vasco com 70% e Ipatinga, 80%. Nos dois casos, o time cai.