Peterson Rosa avança às oitavas na França

Três brasileiros estão entre os dezesseis melhores surfistas do Quiksilver Pro France e o último a conquistar classificação para as oitavas-de-final foi o paranaense Peterson Rosa, que despachou o norte-americano Chris Ward na quinta-feira de ondas de 2m em La Nord. O cabo-friense Victor Ribas e o pernambucano Paulo Moura já haviam garantido suas vagas e a previsão é de que a nona etapa do ASP Foster?s World Championship Tour 2005 seja encerrada hoje, podendo até definir o campeão mundial da temporada.

O defensor do título Andy Irons tem que terminar na frente do atual líder Kelly Slater na França, para que a decisão seja transferida para o Nova Schin Festival WCT Brasil 2005, a próxima etapa do WCT. O primeiro adversário do hexacampeão mundial hoje será o brasileiro Paulo Moura, que pode adiar a conquista antecipada de Slater, deixando o título para ser definido em Santa Catarina, onde a elite do esporte disputa o penúltimo desafio do ano entre 31 de outubro a 9 de novembro.

Em 2004, o havaiano Andy Irons garantiu o tricampeonato no Brasil, também antes da etapa final em Banzai Pipeline, no Havaí. Nas oitavas-de-final do Quiksilver Pro France, ele vai enfrentar seu companheiro na equipe Billabong, Mark Occhilupo, que está despedindo-se do circuito mundial e venceu o primeiro confronto da quinta-feira em La Nord.

Novo recorde

Bruce Irons já tinha estreado com a única nota 10 da competição neste ano e ontem superou o recorde do paranaense Peterson Rosa de 18,17 pontos para 18,26 de 20 possíveis para derrotar o carioca Raoni Monteiro, que só marcou 13 em suas duas melhores ondas. O havaiano extrapolou os limites nas difíceis condições do mar em La Nord para arrancar notas 8,83 e 9,43. Bruce Irons encara Cory Lopez (EUA), que ganhou o confronto contra seu irmão Shea na 3.ª fase.

Já na bateria de Peterson Rosa, os tubões que ele pegou na repescagem não apareceram desta vez, mas o paranaense conseguiu superar o californiano Chris Ward com os apenas 10,33 pontos das notas 5,00 e 5,33 que somou nas duas únicas ondas regulares que pegou. Só que quase que o norte-americano vira o resultado com os 5,83 pontos que recebeu em sua melhor participação na bateria.

Com a classificação, Peterson seguiu para enfrentar o campeão do Nova Schin Festival WCT Brasil no ano passado, o australiano Taj Burrow, que tinha acabado de despachar o francês Mikael Picon na bateria anterior. Depois da vitória apertada do tricampeão brasileiro, o niteroiense Guilherme Herdy acabou eliminado pelo australiano Nathan Hedge por um largo placar de 14,50 x 9,67 pontos.

Herdy e Raoni terminaram empatados em 17.º lugar, com cada um recebendo US$ 4,5 mil de prêmio e 410 pontos, enquanto Peterson, Ribas e Moura já garantiram um mínimo de US$ 5,3 mil e 600 pontos das oitavas em Hossegor.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo