O vice-governador Orlando Pessuti coordenou nesta quinta-feira (9), em seu gabinete, no Palácio das Araucárias, a reunião que tratou da candidatura de Curitiba como uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol de 2014, no Brasil.
A reunião contou com a presença do prefeito em exercício de Curitiba, Luciano Ducci, do presidente do IPPUC, Augusto Canto Neto, do secretário de Governo de Curitiba, Rui Hara, do secretário municipal de Turismo Municipal, Luiz de Carvalho, da diretora de informação da prefeitura, Suzana Andrade, do secretário-chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, e do secretário de Turismo do Paraná, Celso Caron.
Pessuti manifestou sua satisfação em coordenar o encontro, na condição de presidente da Comissão Gestora responsável por todas as ações voltadas à indicação de Curitiba como uma das sedes da Copa “na busca de um objetivo de alta relevância para o povo paranaense”, disse.
Ele adiantou que já foram tomadas medidas preliminares para que Curitiba venha a ser uma das sedes da Copa e revelou que, na próxima semana, será realizado um encontro com empresas de consultoria, nacionais e internacionais, para que uma delas venha a auxiliar o grupo de trabalho, com vistas a complementar todas as informações que são exigidas pelas normas da FIFA.
“Nessa linha, no dia 17, a partir das 10 horas, teremos uma reunião com a ABDIB, para unificar as ações necessárias a garantir a vinda da Copa do Mundo para Curitiba”, destacou Pessuti.
Por último, o vice-governador fez questão de frisar que, na condição de presidente da comissão gestora, “tenho a mais plena convicção de que traremos a Copa do Mundo para o Paraná”.
Prefeito confiante
Ao comentar sobre a importância da reunião, o prefeito em exercício Luciano Ducci ressaltou que a união dos governos estadual e municipal, com o apoio da iniciativa privada, significa “a efetiva possibilidade de que a Copa do Mundo venha a ocorrer no Paraná, uma vez que Curitiba dispõe de excelente infra-estrutura, capaz de fazer frente à demanda estimada para a ocasião”, afirmou.
O secretário estadual de Turismo, Celso Caron, adiantou que o Paraná já atendeu a todas as convocações por parte da CBF e da FIFA, com a entrega do Caderno de Encargos e da participação em duas reuniões no Rio de Janeiro, convocadas pela própria Confederação Brasileira de Futebol.