O jornal Folha de S. Paulo publicou, nesta terça-feira (27), uma pesquisa levantada pelo Datafolha, onde revela que Flamengo e Corinthians estão empatados no número de maiores torcidas do país. A questão vem sendo debatida desde 1993 e, na última fase, realizada neste mês, a surpresa não ficou pela colocação dos clubes cariocas e paulistas, adversários das oitavas de final da Libertadores, mas, pela péssima posição dos paranaenses.

continua após a publicidade

Para se ter uma idéia da má colocação das torcidas de Atlético e Coritiba, clubes de regiões de menos expressão no futebol brasileiro, como Náutico e Ceará, do Nordeste, e Goiás, do Centro-Oeste, possuem maior torcida, segundo aponta a pesquisa. Já o Paraná Clube nem chegou a ser relacionado.

Para o vice-presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade, os números da pesquisa teriam que ser analisados. “Os critérios destas pesquisas teriam que ser divulgados com maiores detalhes. Muitas vezes comparam banana com melancia, sem chegar à conclusão alguma”, brincou o dirigente.

Com o objetivo até de aumentar o número de torcedores, o Coritiba irá lançar uma nova campanha de marketing, nesta terça-feira (27), em jantar comemorativo. “Estaremos divulgando todos os detalhes da campanha para os jogos em Joinville”, garantiu Andrade.

continua após a publicidade

O presidente do Atlético Paranaense, Marcos Malucelli, afirmou que ainda não tinha tomado conhecimento da pesquisa. “Não pude acompanhar a matéria ainda, mas, acredito que é necessária uma análise maior destes dados”, disse o mandatário rubro-negro.

De acordo com a pesquisa, no duelo entre os dois clubes paranaenses, o Alviverde leva vantagem sobre o rival. A média de público nos estádios paranaenses tem mesmo sido deprimente. No Estadual deste ano o número caiu para 2.800 torcedores por jogo.

continua após a publicidade