O Paraná Clube faz no domingo – às 15h30, em Maringá – o seu jogo mais importante neste campeonato paranaense. Uma vitória sobre o Grêmio garante o fim do sofrimento e a permanência na primeira divisão do Estado. O grupo segue mobilizado e a preparação não se limita ao trabalho de campo. O psicólogo Gilberto Gaertner comanda atividades de dinâmica de grupo, assegurando a serenidade do elenco para a partida marcada para o Willie Davids.

Gaertner ressalta que o projeto foi armado para cinco jogos. Desde o início deste trabalho psicológico – que coincide com a ascensão de Édson “Neguinho” dos Santos à condição de técnico-interino -, o Tricolor computou três vitórias em seqüência. “Temos mais alguns degraus a subir e o objetivo é fechar a competição com mais duas vitórias”, disse o capitão Jean Carlo. O meia foi o fator de desequilíbrio a favor do Paraná nas recentes vitórias sobre Prudentópolis e Nacional, marcando um gol em cada jogo.

“Fracassamos na primeira fase e só nós podemos tirar o Paraná dessa situação. Já avançamos alguns passos, mas a meta é terminar o quadrangular na primeira colocação”, disse Athos. O meia-atacante ganhou, neste torneio da morte, a condição de titular e agora espera a definição da diretoria quanto ao seu futuro no clube. O contrato de Athos termina no mês que vem e ele não esconde o desejo de permanecer para a disputa do Brasileirão. Além dele, o atacante Fábio Oliveira também terá que discutir a renovação de seu contrato.

Os dois formarão, domingo, mais uma vez, a dupla de frente do Tricolor. Três alterações ocorrerão no setor defensivo da equipe. O goleiro Darci substitui Flávio e Juliano entra na zaga, na vaga de Fernando Lombardi. Os titulares cumprem suspensão pelo terceiro cartão amarelo, assim como o volante Alexandre. Só que para a cabeça-de-área, Neguinho conta com duas opções: João Paulo e Goiano. Pelo coletivo de ontem, a melhor condição física de João Paulo deve pesar na decisão do treinador.

Goiano ficou três meses “no estaleiro” devido à duas cirurgias nos ombros. Ele participou do jogo frente ao Prudentópolis, na penúltima rodada, mas somente nos 15 minutos finais. “Estou treinando forte e também fazendo um trabalho de fortalecimento da musculatura dos ombros”, explicou Goiano. No final do treino de ontem, o zagueiro Juliano torceu o tornozelo direito, mas nada que ameace a sua presença no jogo do fim de semana. O time treinou ontem com Darci; Erivélton, Juliano, Gélson Baresi e Jadílson; João Vítor, João Paulo (Goiano), Wiliam e Jean Carlo (Cacau); Athos e Fábio Oliveira.

Parceria com Sérgio Malucelli já rende frutos

A parceria com o empresário Sérgio Malucelli está fechada. O anúncio oficial ocorrerá hoje à noite, na sede social do Paraná Clube. Com o novo investidor, o clube também pretende confirmar a contratação de um técnico e dos primeiros reforços para o Brasileirão. Os dirigentes evitam citar nomes, mas preparam uma “seleção” do interior paulista. Ao longo dos últimos meses, o Tricolor fez uma criteriosa observação do mercado e agora com um “parceiro”, define transações para qualificar o grupo que estréia no Nacional dia 21 de abril, frente ao Santos.

Com o contrato firmado entre Paraná e Malucelli, alguns jogadores do Iraty – clube presidido por Sérgio Malucelli – serão aproveitados no Campeonato Brasileiro. É o caso do atacante Galvão, que deve integrar o “pacote” que o Tricolor apresenta hoje. O volante Axel (ex-São Paulo, Santos e Atlético-PR), 34 anos, já teria assinado contrato e estará presente ao jantar desta noite. Ele fez um bom campeonato paulista pela Portuguesa Santista, eliminada nas quartas-de-final pelo Palmeiras. Além dele, o meia Fernando (24 anos) e o zagueiro Carlinhos (27), do União Barbarense, também serão anunciados. O procurador dos atletas confirmou a transação.

O comando técnico também pode ser definido nas próximas horas. O clube não descarta o nome de Paulo Campos, que comandou o Iraty no Paranaense, mas ele não seria a primeira opção. O próprio treinador disse ontem que não foi procurado pelo Paraná. Como a contratação de Zetti tornou-se inviável após a classificação do Paulista às semifinais do estadual, outras opções estão sendo sondadas. Se as negociações evoluírem, é possível que o treinador para o Brasileirão também seja anunciado hoje.

continua após a publicidade

continua após a publicidade