O Peru venceu o Uruguai por 1 a 0, neste sábado, em Lima, e complicou a situação do adversário em sua briga por uma vaga na Copa do Mundo de 2010.
Com o resultado, os uruguaios estacionaram nos 18 pontos e seguem fora do grupo dos times que brigam na zona de classificação das Eliminatórias Sul-Americanas. Já os peruanos continuam na lanterna do qualificatório, mas agora com 10 pontos em 15 partidas disputadas.
O confronto disputado em Lima foi de poucas emoções. Na primeira etapa, Abreu teve a primeira chance de abrir o placar para os uruguaios, aos 14 minutos, mas cabeceou a bola nas mãos do goleiro Butrón. Os peruanos responderam no minuto seguinte com Rengifo, que chutou para a bola passar perto da trave de Castillo.
Já aos 38 minutos, o Uruguai desperdiçou a sua melhor oportunidade no confronto. Suares recebeu de Abreu, driblou o goleiro e bateu, mas a zaga peruana salvou em cima da linha e Butrón tocou para escanteio em seguida.
No segundo tempo, em que os goleiros também tiveram pouco trabalho, Rengifo garantiu a vitória peruana aos 40 minutos. Depois de chute de fora da área de Vargas, o atacante aproveitou o rebote e finalizou para marcar.
No final do jogo, o zagueiro uruguaio Godín foi expulso por causa de uma entrada violenta. O seu companheiro de seleção Lugano, ex-São Paulo, por sua vez, foi punido antes com um cartão amarelo.
Na próxima quarta-feira, pela 16.ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, o Peru encara a Venezuela, fora de casa, enquanto os uruguaios recebem a Colômbia.
Ficha técnica
Peru 1 x 0 Uruguai
Peru – Butrón; Rodríguez, Zambrano, Vílchez e Haza; Ballón, Solano (Torres), Palacios, e Vargas; Chávez (Ávila) e Rengifo. Técnico: José Del Solar.
Uruguai – Castillo; Fucile, Lugano, Godín e Pereira; Martínez (Jorge Rodríguez), Eguren (Fernández), Gargano e Cristian Rodríguez; Suárez e Abreu. Técnico: Oscar Tabárez
Gol – Rengifo, aos 41 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos – Zambrano, Dávila e Vargas (Peru); Lugano e Cristian Rodríguez (Uruguai).
Cartão vermelho – Godín (Uruguai).
Árbitro – Carlos Chandía (Fifa-CHI).
Renda e público – Não disponíveis.
Local – Estádio Monumental, em Lima (Peru).