Fabiana Murer conquistou, neste sábado, uma das melhores vitórias da sua carreira. Em Nova York, passou o sarrafo a 4,80m para vencer a prova de salto com vara da etapa local da Diamond League, o principal circuito internacional de atletismo. É o melhor resultado da temporada em estádio aberto e deixou a brasileira a apenas 5cm do seu recorde sul-americano.

continua após a publicidade

A vitória ganha em importância porque participaram da prova deste sábado diversas das melhores atletas da atualidade. Murer, porém, foi perfeita ao passar 4,50m, 4,60, 4,70m e 4,80m, sem errar nenhum salto. Com a vitória garantida, ela tentou 4,90m, que seria o novo recorde sul-americano, mas falhou nas três tentativas.

Em segundo lugar, com 4,70m, ficou a norte-americana Jennifer Suhr. A mesma marca fez Yarisley Silva, de Cuba, em terceiro, com o melhor salto dela na temporada. Com 4,60m, a grega Katerina Stefandi, quarta colocada, bateu seu recorde pessoal.

“Estou contente demais. Fazia algum tempo que eu não saltava 4,80m. Na verdade, eu não saltava 4,80m desde o Mundial de Daegu (Coreia do Sul, em 2011). Foi uma prova ótima para mim, venci e assumi a liderança do ranking mundial numa disputa forte da Diamond League. Foi bom também porque eu saltei bem alto nas tentativas dos 4,90m, o que vai me mostrando o caminho para superar esses 4,90m”, comentou Fabiana.

continua após a publicidade

A brasileira chegou perto de enfim superar o recorde sul-americano, feito em 2010. “Na primeira tentativa, a vara ficou fraca. Na segunda, ela passou correndo. Na terceira, foi bem alto e poderia ter passado, mas caiu em cima do sarrafo. São detalhes da parte técnica do salto com vara, mas a Fabiana mostrou que pode saltar bem alto”, elogiou o técnico Elson Miranda.