Belo Horizonte – A disputa mais esperada desta segunda-feira na etapa de Belo Horizonte da Copa do Mundo de Judô teve desfecho inesperado: João Derly, único brasileiro campeão mundial do judô, e Leandro Cunha, que disputam a condição de representar o País entre os meio-leves (até 66kg) nos Jogos Pan-Americanos do Rio, não conseguiram chegar à final tiveram de se contentar com medalhas de bronze saindo dos tatames mineiros em pé de igualdade.
A Confederação Brasileira de Judô(CBJ) decidiu não realizar uma seletiva e fazer a convocação por ?critérios técnicos?. A lista será divulgada na sexta-feira, e a etapa brasileira da Copa do Mundo foi a última observatória para formar a equipe que vai ao Pan.
João Derly perdeu nas semifinais para o cubano Yordanis Arencibia, e Leandro Cunha foi derrotado pelo equatoriano Roberto Ibanez. Na disputa do bronze, Derly derrotou o espanhol David Ramirez, e Leandro Cunha outro brasileiro, Jorge Conti. A medalha de ouro ficou com Ibanez, que surpreendeu ao derrotar o medalhista olímpico Arencibia.