O jovem nadador de Volta Redonda (RJ), Thiago Pereira, lidera a equipe brasileira que inicia hoje, em Nova York, a participação na sétima e penúltima etapa da Copa do Mundo de natação em piscina curta (25 metros). O SporTV anuncia a transmissão ao vivo a partir das 13h30min (de Brasília).

continua após a publicidade

Thiago, que completou 19 anos no último dia 26, ficou em quinto lugar nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004 nos 200m medley, além de ter conquistado a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo-2003, na mesma prova, e ser o atual recordista sul-americano nos 200m peito e 200m medley.

Além dele, outros cinco nadadores brasileiros represetarão o País nos Estados Unidos. São eles: Flávia Delaroli, Marcelo Tomazini, Diogo Yabe, Fabíola Molina e Jander Lazaroni, sob o comando dos técnicos Omar Gonzalez e Marcelo Vaccari.

"A Fabíola e o Diogo estão nos Estados Unidos desde o final do ano passado e passaram por um período de treinamento muito forte, descansando apenas nesta última semana. Eles estão bem preparados para suas provas", disse Vaccari.

continua após a publicidade

Única representante feminina brasileira nos Jogos Olímpicos de Sydney-2000 (não foi à Atenas), Fabíola vai disputar os 50m e 100m costas e os 50m borboleta em Nova York. A maior chance de medalha para a nadadora está na prova dos 50m costas, sua especialidade.

Diogo Yabe nadará os 100m e 200m medley, sendo esta última a prova que o levou à Olimpíada de Atenas, no ano passado. Yabe, no entanto, não atingiu a final dos Jogos na Grécia.

continua após a publicidade

Frio é adversário

A previsão do tempo em Nova York não é nada animadora para os atletas brasileiros. Nesta etapa do torneio a temperatura na cidade norte-americana deve ficar abaixo do zero grau.

Logo depois de enfrentarem a etapa nova-iorquina, os atletas brasileiros voltam ao Brasil, onde, entre os dias 18 e 20 deste mês, disputam a Super Final do circuito, em Belo Horizonte (MG). Atletas como a romena Camelia Potec, sequer viajaram para os EUA e já se encontram no Brasil.

Camelia, que completa 23 anos no dia 19 – segundo dia da competição em Belo Horizonte -, conquistou a medalha de ouro nos 200m livre dos Jogos Olímpicos de Atenas e desistiu de disputar a penúltima etapa da Copa do Mundo, para aproveitar o sol brasileiro.