O governo de Pequim pôs em vigor nesta segunda-feira (23) uma lei para que metade de seus veículos não circule até os Jogos Olímpicos, em agosto. A medida visa a economizar energia e limpar a atmosfera da cidade, uma das mais contaminadas do mundo.

continua após a publicidade

Segundo informação divulgada no site do governo, a metade dos veículos oficiais do partido Comunista não será usada até 19 de julho. A partir do dia 20, serão implementadas as novas normas, que permitirão a circulação somente em dias ímpares ou pares, dependendo da placa do veículo.

Os organizadores da Olimpíada anunciaram na semana passada detalhes para um plano destinado a retirar das ruas metade dos 3,3 milhões de veículos de Pequim durante a Olimpíada. A proibição faz parte do plano para limpar a atmosfera de Pequim.

Além disso, 300.000 veículos que causam uma grande contaminação, como caminhões velhos destinados a tarefas pesadas, muito dos quais só operam à noite, não poderão circular a partir de 1º de julho.

continua após a publicidade

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, já disse que eventos de resistência ao ar livre que duram mais de uma serão postergados, se a qualidade do ar em Pequim estiver ruim.