O Comitê Organizador de Pequim 2008 inaugurou nesta segunda-feira (28) o "Cubo D’Água", o parque aquático onde serão disputadas as provas de natação da Olimpíada.
Totalmente construído sobre estrutura metálica com Etileno-Tetrafluoretileno (ETFE), a mesma película empregada na construção do Allianz Arena, estádio construído em Munique para a Copa da Alemanha, o "Cubo d’Água" é ao lado do Estádio Olímpico, o Ninho do Pássaro, um símbolo dos Jogos de Pequim 2008.
Sua aparência externa foi inspirada em uma camada de bolhas de sabão sobrepostas e impressiona também por ser azul transparente. O ETFE é um filme de alta resistência ao calor e às intempéries climáticas utilizado em construções que demandam grande transparência, sendo boa alternativa ao vidro por ter cerca de 1% de seu peso e por suportar 400 vezes seu próprio peso, além de ser reciclável.
Uma das vantagens em sua engenharia é que o calor da luz do sol ajuda a manter o prédio e a água das piscinas aquecidos. Especula-se que, assim, permitirá a economia de até 20% de energia. Foi construído em um consórcio entre a China Construction Design International e a australiana CSCEC International Design Peddle Thorp Walker.
O conjunto aquático comporta 6 mil assentos permanentes e 11 mil temporários. Estarão em disputa dentro do Cubo d’Água 42 medalhas de ouro durante os Jogos Olímpicos de Pequim. Depois dos jogos, será utilizado como área de lazer para os cidadãos de Pequim.