Faltam apenas duas rodadas para o final da 1.ª fase do Campeonato Estadual. E o incrível equilíbrio da competição faz com que nove equipes estejam separadas por cinco pontos. Algumas delas entram em campo hoje sabendo que uma vitória aumenta muito as chances de classificação, mas que uma derrota não só afasta o time da 2.ª fase, mas deixa o risco de rebaixamento perigosamente perto. É o caso do confronto das 15h50, em Ponta Grossa. O Operário (9.º colocado, com 14 pontos) enfrenta o Serrano (12.º, com 10) no Estádio Germano Krüger. Os donos da casa podem entrar no G-8 com uma vitória e por isso a expectativa é de casa cheia. O técnico Caçapa repetirá o time que venceu o Corinthians-PR na rodada passada, liderado pelo meia Serginho Catarinense, um dos destaques do Estadual.
No Serrano, o objetivo é vencer para escapar da ZR – até porque uma derrota, somada a uma combinação de resultados, pode rebaixar o time hoje. Ricardo Pinto optou pelo 3-5-2, esquema que rendeu bem contra o Paraná. No mesmo horário, o Rio Branco (11.º, com 13 pontos) enfrenta o Cascavel (4.º, com 18) no Fernando Farah, em Paranaguá.
O Leão da Estradinha precisa desesperadamente da vitória -para reabilitar o time, que vem de um 5 a 1 aplicado pelo Toledo, e para fugir da zona de rebaixamento. A novidade do time de Norberto Lemos é o atacante Vinícius, reintegrado ao grupo. Na Cobra, que quer permanecer entre os quatro primeiros, o técnico Elói Krüger terá uma ausência significativa: Mineiro, um dos destaques do time, está lesionado. Kanela pode aparecer em seu lugar.
Ainda às 15h50, mas no Waldemiro Wagner, em Paranavaí, o ACP (5.º, com 17) encara o Cianorte (6.º, também com 17). Os dois times estão mais “sossegados’ que os outros, mas precisam de pontos para consolidar a classificação. Para lotar o estádio, a diretoria do Vermelhinho reduziu o preço do ingresso na arquibancada e liberou a entrada de mulheres.
Em campo, mistério – Itamar Bernardes chegou a mudar horário de treino para esconder o jogo. No Leão do Vale, Luiz Carlos Winck mantém o time que venceu o Engenheiro Beltrão na última rodada. E, por sinal, rebaixou a AEREB (lanterna, com quatro pontos), que continua tendo que jogar fora de casa – hoje, contra o Toledo (décimo, com 14), às 15h30, a partida será no Erich Georg, em Rolândia. Irritado, o presidente do clube, Luiz Linhares, disse que vai impugnar o jogo, o que poderia “melar” o Estadual. Enquanto isso, o Toledo se prepara para mais uma decisão, ainda sonhando com a vaga na 2.ª fase. Rogério Perrô não fez mudanças no time, repetindo a escalação que goleou o Rio Branco.