A última vaga da 1.ª Divisão do Paranaense 2008 será decidida hoje, no Rio de Janeiro. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julga um último grau o recurso do Toledo contra o Real Brasil, que poderá beneficiar por tabela o Foz do Iguaçu.
O Toledo denunciou que o Real Brasil teria utilizado o jogador Rodrigo com documentação irregular durante a Divisão do Acesso. A Comissão Disciplinar do TJD do Paraná puniu o time de Aurélio Almeida com perda de seis pontos, mas o tribunal pleno mudou a decisão e absolveu a equipe. Hoje o STJD define o caso. Se perder os pontos, o Real, vice da Divisão de Acesso, cairia para o 4.º lugar e o Foz herdaria a vaga na Série Ouro em 2008.
O diretor-financeiro do Foz, Arif Osman, partiu para o ataque após a decisão do pleno do STJD, acusando o então presidente em exercício do tribunal, Lourival Barão, de ter interesse na classificação do Real Brasil. Já o Real diz que vários jogadores no Acesso atuaram sem que seus nomes estivessem no Boletim Informativo Diário, fato que motivou a denúncia. Para o clube, o BID só vale para competições nacionais.