Duas pesquisas realizadas por economistas norte-americanos confirmaram o chavão consagrado por locutores: disputa de pênaltis é loteria. Segundo eles, o índice de acertos é sempre parecido, em torno de 75%, independentemente do canto escolhido pelo cobrador e do pé utilizado na cobrança. O assunto foi tema de matéria na edição de ontem do jornal The New York Times.

continua após a publicidade

Os economistas Pierre-André Chiappori (Universidade de Columbia) Steven D. Levitt (Universidade de Chicago) e Timothy J. Groseclose (UCLA) analisaram todas as cobranças realizadas no campeonato francês, de 1997 a 99, e no italiano, de 97 a 2000. Os índices de acerto foram de 77% em caso de cobranças ?naturais? – de pé direito no canto direito – e de 70% em cobranças ?opostas?, de pé esquerdo no canto direito. Os acertos chegaram a 81% em pênaltis cobrados no meio do gol, o que configura empate técnico.

O estudo de Ignacio Huerta, da Universidade Brown, computa os dados de 95 a 2000 no futebol europeu. Em mais de 1.400 cobranças, ele não viu diferenças relevantes no índice de acertos nos cantos direito e esquerdo e no meio do gol.

continua após a publicidade