Uma estátua de bronze em tamanho natural será a homenagem que Pelé receberá durante a reinauguração do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, prevista para 28 de fevereiro. A escultura feita pelo cartunista Ique foi inspirada na comemoração do ex-jogador após gol marcado contra a Tchecoslováquia na Copa do Mundo de 1970, no México.
Pesando 300 quilos e com uma altura de 1,84m, a peça retrata o salto no ar do craque e fará companhia a outro ilustre personagem já retratado pelo artista – o técnico da seleção brasileira nas Eliminatórias que levaram àquele Mundial, João Saldanha, que ganhou uma escultura também no mesmo estádio, em 2009.
Ique levou dois meses para concluir o trabalho, feito a convite da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer. Ele aproveitou a experiência de 30 anos como chargista para imprimir mais movimento à escultura. “A minha especialidade sempre foi a caricatura, a fisionomia e a expressão do personagem associada ao movimento. A própria caricatura te leva a um ‘exagero’ de movimento, consegue retratar a explosão do personagem, e acho que consegui colocar o Pelé nesse movimento de explosão, comemorando com o soco no ar”, disse.