Londres – O jogador Ronaldinho Gaúcho terá que mostrar na Copa do Mundo da Alemanha se merece ser considerado um dos maiores craques da história e um aspirante à coroa de ?rei? do futebol.

continua após a publicidade

A avaliação é do próprio ?rei?, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

?O Ronaldinho ainda não é fato?, disse ele, durante uma conversa com jornalistas em um coquetel em sua homenagem, realizado ontem, na embaixada brasileira em Londres.

Cercado por fãs. Pelé foi questionado sobre a avaliação – cada vez mais popular na Europa – que coloca Ronaldinho como um dos melhores craques da história, comparável inclusive a ele próprio e ao ex-jogador argentino Diego Maradona ?Ele é um grande jogador, mas vamos ver o que acontecerá na Copa?, disse. ?Na última Copa ele jogou bem, fez aquele gol contra a Inglaterra, mas não foi o destaque, o fator decisivo.?

continua após a publicidade

Pelé observou que há quatro anos, antes do início da última Copa no Japão e Coréia do Sil, o jogador francês Zinedine Zidane também era candidato a se tornar um ?rei?, capaz de conquistar a taça para a França. ?E vimos no que deu?, disse Pelé.

Ele também ressaltou que a qualidade da seleção brasileira é muito superior à dos demais times. ?Se acontece de o Ronaldinho não poder jogar, o Brasil tem  Kaká, e as outras posições é a mesma coisa, o nível de todo grupo é altíssimo?, disse. ?Mas a Inglaterra, por exemplo, não tem ninguém à altura para substituir o atacante Wayne Rooney, que está seriamente contundido e é uma dúvida para o torneio.?

continua após a publicidade

Em sua biografia, lançada ontem, em Londres, com uma série de sessões de autógrafos, Pelé revela que procurou ajudar o craque Ronaldo, do Real Madrid.

?Um comentarista da TV espanhola veio me dizer que o Ronaldo estava muito gordo e prejudicando o time?, disse. ?Mas eu rebati na hora. Não venha colocar a culpa pelos problemas do Real Madrid nas costas dele.? Questionado sobre as recentes críticas de Ronaldo desferidas contra ele, Pelé disse que ?ele deve ter sido mal-informado, acho houve um mal-entendido.? Segundo o craque, ?Ronaldo deverá jogar muito bem na Alemanha?.

?Mago? também é comparado com Maradona

Paris – A conquista da Liga dos Campeões da Europa logo depois do título espanhol, põe Ronaldinho ainda mais à frente na condição de favorito a melhor jogador do Mundial da Alemanha, de acordo com o público europeu. Os veículos de comunicação, ex-atletas e técnicos repetem insistentemente que nenhum atleta tem hoje nem de perto a importância que o craque gaúcho tem para o Barcelona e a seleção brasileira. Não são poucos os jornalistas a dizer que desde 1986, com Maradona na Argentina, ninguém chegou a uma Copa tão líder em popularidade como agora.

Enquetes feitas recentemente em sites como o do diário As da Espanha, indicam esmagadora preferência pelo brasileiro.

A última eleição da Fifa, da qual participam técnicos e capitães das seleções, ilustrou bem o quadro. Ronaldinho ficou com 956 pontos, mais do que o triplo do segundo, o inglês Frank Lampard, do Chelsea.

Em dezembro, o alemão Franz Beckenbauer, um dos grandes craques da história do futebol, disse que Ronaldinho era ?o primeiro, o segundo e o terceiro do mundo?.

?Ele está muito à frente?, comentou. E, meses depois, o meia-atacante confirmou o rótulo ao liderar o Barcelona a duas importantes conquistas.

Ao falar sobre Ronaldinho nos dias que antecederam a final da Liga dos Campeões, o técnico holandês do Barcelona, Frank Rijkaard, despejou elogios, como vem fazendo desde que conheceu o brasileiro. ?Dá gosto vê-lo jogar, é rápido, habilidoso, dribla bem e é inteligente.?

A analogia com Maradona feita por alguns comentaristas e repórteres recentemente tem lógica. Depois de arrebentar no Campeonato Italiano, com o Napoli, em meados dos anos 80, o argentino chegou badalado à Copa do México, quase sem concorrência, e não decepcionou. Pelo contrário, carregou o time nas costas.

Nos últimos Mundiais, sempre surgiu aquele candidato a astro, mas nenhum com tanto destaque.

Em 1994, por exemplo, Romário foi, de longe, o melhor. Mas, internacionalmente, não estava tão cotado antes do início da disputa. Só foi convocado para a seleção na última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. Em 98, o nome era Ronaldo. Mas os problemas físicos colocavam em dúvida seu desempenho. O mesmo ocorreu com o próprio Ronaldo em 2002 e com o francês Zinedine Zidane.

A fama tem seu preço.

E a preocupação de Ronaldinho, agora, será a de manter-se concentrado e não deixar que a pressão por grandes atuações o prejudique.

Antigos craques estrelam festa de abertura

Berlim – Pelé e o inglês Bobby Charlton, um dos maiores craques da história do futebol inglês, serão as estrelas de uma festa de abertura da Copa do Mundo que será realizada no dia 7 de junho pela Prefeitura de Berlim.

A Copa começa de fato apenas no dia 9, com o jogo entre Alemanha e Costa Rica, em Munique. A Fifa havia marcado uma cerimônia de abertura para o dia 7, no Estádio Olímpico de Berlim, mas decidiu cancelar o evento pela dificuldade em aprontar o campo para a primeira partida – no dia 13, o Brasil enfrenta ali, a Croácia.

Mas a prefeitura decidiu realizar sua própria festa, que se chamará ?Berlim dá as boas-vindas ao mundo do futebol? e terá uma grande parada pelas ruas de Berlim, encerrada com um show no Portão de Brandenburgo, um dos principais cartões postais da capital alemã.

Além dos dois craques campeões do mundo, os torcedores poderão acompanhar atrações musicais para todos os gostos, como a veterana banda de rock Simple Minds, o tenor Andrea Bocelli, a cantora pop Nelly Furtado e músicos da Filarmônica de Berlim, uma das principais orquestras do mundo.