Aetapa de abertura da 17.ª rodada do 33.º Campeonato Paranaense de Futebol de Pelada – o “Peladão/Tribuna do Paraná” – no último sábado, não foi das mais tranqüilas, com o nível disciplinar deixando muito a desejar. Foi, inclusive, a etapa que mais jogadores expulsos acusou desde o início do campeonato, com nada menos que oito atletas mandados ao chuveiro antes do término regulamentar de jogo. Felizmente, nos momentos mais cruciais, houve pronta intervenção dos cavalarianos do RPMont e tudo acabou em paz.
Essa 17.ª rodada mostrou jogos muito equilibrados, algumas goleadas e o início dos hexagonais finais (ontem) das categorias Feminina e Juvenil, com a feminina mostrando a surpreendente vitória do Olímpia/São Paulo sobre o Anjo Dourado e a estréia firme do atual campeão, o AA Gralha Azul ante o Mak Soccer Brasil pelo marcador de 3×0.
No sábado, os destaques ficaram para a vitória do Embalanews e de Os Pit Bull/Baterias Marechal na categoria Indústria/Comércio; a reabilitação do Sindaspp, bicampeão de 2002/2001 que derrotou o Furacão Los Morto Boqueirão por 5×0; nessa mesma série, a Unionda/Batel, o Danúbio Auto Truck Pereira voltou a vencer, mantendo sua invencibilidade no hexagonal, e o Cajuru conseguiu difícil triunfo ante o Grêmio Ypê por 4×3.
Os Veteranos realizaram dois jogos, extremamente equilibrados, nos quais venceram as esquadras do Vila Sofia Buscapé Fogos que fez 2×1 ante Os Imortais e o No Bico do Corvo que ganhou do Batalhão de Polícia de Guardas pela contagem mínima.
Na categoria Universitária/Vestibulandos, no que foi considerada a surpresa da rodada, o Canarinho, vice ano passado, foi derrotado pelo Predadores por 3×0. Nessa mesma categoria o Espadachim Café Futebol e Pagode, campeão em 2001, goleou o Kike Pizza por 8×1, enquanto que Shidosh e Montô Num Porco, empataram a dois gols.
Finalmente, ainda na sabatina, pela categoria de Funcionários Públicos, o Caramuru, campeão de 2001, não passou de empate em 2×2 frente ao Regimento Coronel Dulcídio, enquanto que o RCD Patrulhão ganhava de 3×2 do Esquadrão GMC, destacando, ainda, a rodada inaugural do hexagonal final da categoria Juvenil, na qual venceram as equipes do Spetakullus e do JMC.
Na etapa de sábado foram realizados quatorze jogos, marcados 61 gols, com média de 4,35 tentos por partida. Todas as equipes compareceram. Oito atletas foram expulsos.
Todo e qualquer protesto ou recurso deve ser enviado ao Tribunal Especial de Justiça Desportiva, por escrito, devidamente protocolado na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, na Rua Desembargador Westphalen 1566, o mais tardar até às 18h de hoje, recolhidas as taxas previstas em regulamento, sem o que a petição não terá valia.
Resultados de sábado
Os Pit Bull/Baterias Marechal 3×2 I.B.Q. Indústria Químicas (Ind./Comércio), com gols de Silva, Oliveira e Cristiano para os vencedores, e Silva e Antônio para os vencidos; anormalidades – não houve; árbitro – Edson Martins.
Cajuru FC 4×3 Grêmio Ypê (Unionda/Batel), tentos de Antônio César (4) para os vencedores, e Jucimar (2), e Telles para os vencidos; anormalidades – foram expulsos os atletas Marcelo, do Cajuru, e Dioleno, do Grêmio Ypê; árbitro – Miguel Lourival Tortura.
Regimento Coronel Dulcídio 2×2 Caramuru E.C. (F. Públicos, com gols assinalados por Luiz César e Luiz Antônio para o RPMont, e Aldonir e Ivan para o Caramuru; anormalidades – não houve; árbitro – Renato Santos.
No Bico do Corvo 1×0 Batalhão de Polícia de Guardas (veteranos), gol anotado por Paulo Rodrigues; anormalidades – não houve; árbitro – Flávio Lopes.
Vila Sofia Buscapé Fogos 2×1 Os Imortais (Veteranos), gols de autoria de Índio (2) para os vencedores e Osmar Rocha para os vencidos; anormalidades – não houve; árbitro – Reginaldo Soares.
J.M.C. 2×1 Quatro Barras (Juvenil), com pontos marcados através de Everton e Fabriciano para os vencedores e Cordeiro para os vencidos; anormalidades – foram expulsos os jogadores Julisno, do JCM, e Cordeiro, do Quatro Barras; árbitro – Roberto Amaral.
R.C.D. Patrulhão 3×2 Esquadrão G.M.C. (F. Públicos), com gols assinalados através de Platão e Silva (2) para os vencedores, e Juarez e Donizete para os vencidos; anormalidades – não houve; Árbitro – Antônio Pacheco.
Spetakullus FC 1×0 E.C. Santa Fé (Juvenil), tento anotado por intermédio de Everton; anormalidades – foi expulso o atleta Eduardo, do Spetakullus; árbitro – Valcir Bicudo.
Predadores FC 3×0 Canarinhos FC (Uni/Vesti), com gols marcados por Bruno, Carlos Eduardo e Bastos; anormalidades – foi expulso o jogador Guilherme, de Os Predadores; árbitro – Paulo Roberto Marques.
Sindaspp 5×0 Furacão Los Morto Boqueirão (Unionda/Batel), com gols assinalados por intermédio de Oliveira (2), Ede Carlos, Geovane e Mauro Sérgio; anormalidades – não houve; árbitro – Carlos Alberto.
Danúbio Auto Truck Pereira 4×3 Independente FC (Unionda/Batel), com gols de autoria de Vanderlei, Daniel e Sidnei (2), para os vencedores, e Thiago e Toledo (2) para os vencidos; anormalidades – foi expulso o jogador Thiago, do Independente; árbitro – Antônio Pacheco.
Shidosh FC 2×2 Mantôn Num Porco E.C. (Uni/Vesti), com gols anotados por intermédio de Rodrigo e Bruno para o Shidosh, e Gilberto e Guilherme para o Montô Num Porco; anormalidades – não houve; árbitro – Carlos Cezar.
Espadachim Café Futebol e Pagode 8×1 Kike Pizza FC (Uni/Vesti), gols marcados através de Rafael (2), Fábio, Carlo (2), Busch e André Gomes (2) para os vencedores, e Fábio para os vencidos; anormalidades – não houve; árbitro – Francisco Gatto Filho.
Embalanews 2×1 V. Weiss Logística Transporte (Ind./Comércio), pontos de autoria de Alexandre e Sandro (2) para os vencedores, e Clodoaldo para os vencidos; anormalidades – foi expulso o jogador Marcos Antônio, do V. Weiss, por agressão ao árbitro, pelo que está definitivamente eliminado do campeonato. A partida foi encerrada aos 43 minutos de tempo corrido; árbitro – Francisco Gatto Filho.
Campeão feminino sai na frente
Ao contrário de sábado, a etapa complementar da 17.ª rodada do “Peladão/Tribuna do Paran᪠foi absolutamente tranqüila, sem nenhuma anormalidade, haja visita que nenhum jogador foi expulso, quando, no sábado, nada menos que oito jogadores foram mandados ao chuveiro antes do término regulamentar de jogos.
Duas categorias, Feminina e Juvenil, iniciaram os hexagonais finais. Na primeira rodada da Feminina, o Gralha Azul, campeão de 2001, iniciou a partida com muita disposição, derrotando o Mak Soccer Brasil por 3×0; na surpresa da domingueira, o Anjo Dourado foi derrotado pelo Olímpia/São Paulo por 4×3, enquanto que Afro-Nature/Amazonas e Mixto Esporte Clube empataram sem abertura de contagem. Pelo que se viu na primeira rodada do hexagonal da categoria feminina, tudo faz crer que teremos jogos de alto nível e muito equilibrados.
O Cates/Pinheirinho, mirim, conseguiu sua terceira vitória no campeonato ao derrotar o Super Ducks por 7×0!
Na categoria Infantil, triunfaram as esquadras do A.B.C., que derrotou surpreendimente o S.E. Real Fazenda por 3×1, do Vila Sofia, que ganhou de 6×4 do E.C. Vila Leonice, enquanto que Cajuru e Borda do Campo empataram em 3×3.
Na domingueira uma grande goleada, a maior da rodada, com o Lorena Bela Vista, juvenil, ganhando do Teressá Esporte Clube pelo marcador de 9×2.
Na série Prefeitura foram realizados dois jogos válidos pelo hexagonal final. Num deles, o Vila Sofia F.C. manteve a invencibilidade derrotando o esquadrão do Supermercado Lembrasul, de Paranaguá, por 5×0, um placar surpreendente, já que o time parnanguara está listado entre os melhores do campeonato. Na outra partida do hexagonal da série Prefeitura, o Máfia/Independente “Wª voltou a colher novo e significativo resultado, desta feita, vencendo o esquadrão do Os Bebuns Futebol Clube por 2×1.
Como já frisamos no início da matéria, a domingueira foi absolutamente tranqüila, com nenhum jogador sendo punido pelas arbitragens, que estiveram em bom nível. Todos os times compareceram para saldar seus compromissos.
Foram realizados 13 partidas, marcados 72 gols, com a excelente média de 5,53 tentos por partida, uma das melhores médias dessa segunda fase de campeonato.
Todo e qualquer protesto ou recurso deve ser encaminho por escrito ao presidente do Tribunal Especial de Justiça Desportiva – Dr. Boleslau Sliviany – devidamente protocolado junto à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, na Rua Desembargador Westphalen, 1566, o mais tardar até as 18h desta segunda-feira, recolhidas as taxas que estão previstas no regulamento, sem o que a petição não terá valia.
Resultado de ontem
Semel Michelli 8×1 A.M. Vila Lorena (Infantil), com gols assinalados por Edevaldo, Wagner (2), Alan, Amorim e Rodrigo (3) para os vencedores, e Batista para os vencidos; anormalidades – não houve; árbitro – Nilson Camargo.
Mixto Futebol Clube 0x0 Afro-Nature/Amazonas (feminino); anormalidades – não houve; árbitro – Carlos Alberto.
A.A. Gralha Azul 3×0 Mak Soccer Brasil (Feminino), com gols marcados pelas jogadoras Joseli e Elisangela (2); anormalidades – não houve; árbitro – Carlos César.
Lorena Bela Vista 9×2 Teressá F.C. (Juvenil), com gols marcados através de João Paulo (3), Douglas, Osnei, Luiz Henrique (3) e Michael para os vencedores, e Cássio e Robson para os vencidos; anormalidades – não houve; árbitro – Miguel Lourival Tortura.
Vila Sofia F.C. 5×4 E.C. Vila Loenice (Infantil), com gols marcados por intermédio de Tiago (2), Cristiano (2), Luiz Henrique e Ferreira para os vencedores, e Everton, Tiago e Alex (2) para os vencidos; anormalidades – não houve; árbitro – Flávio Lopes.
Olímpia/São Paulo 4×3 Anjo Dourado (Feminino), com gols assinalados através de Débora, Bethania, Camila e Eliane para as vencedoras, e Ivone, Sandra Mara e Michelly para as vencidas; anormalidades – não houve; árbitro – Valcir Bicudo.
A.M. Vila Lorena 3×1 E.C. Vila Leonice (Mirim), com gols de autoria de Jhonata, Rafael e Luiz Augusto para os vencedores, e Elvis para os vencidos; anormalidades – não houve; árbitro – Paulo Roberto Marques.
A.B.C. 3×1 S.E. Real Fazenda (Infantil), com tentos anotados por Fabiano (2) e Thiago para os vencedores, e Santos para os vencidos; anormalidades – não houve; árbitro – Carlos Alberto.
Vila Sofia F.C. 5×0 Supermercado Lembrasul (Prefeitura), com gols assinalados pelos atletas Sidney, Everson e Luciano (3); anormalidades – não houve; árbitro – Flávio Lopes.
Anjinhos do Belém/River 2×1 Cajuru F.C. (Mirim), gols marcados por Francesco e Gonçalves para os vencedores, e Edson para os vencidos; anormalidades – não houve; árbitro – Miguel Lorival Tortura.
Máfia Independnete “Wª 2×1 Os Bebuns F.C. (Prefeitura), com gols marcados por intermédio da José Carlos e Domiciano para os vencedores, e Edimar para os vencidos; anormalidades – não houve; árbitro – Edson Martins.
Cates/Pinheiro 7×0 Super Ducks (Mirim), gols anotados através de André Luiz, Ismael Venâncio (3), Bruno, Guilherme e Gilberto; anormalidades – não houve; árbitro – Carlos César.
Cajuru Futebol Clube 3×3 Borda do Campo Futebol Clube (Infantil), com tentos de autoria dos jogadores Tiago e Michael (2) para o Cajuru, e Jonathan, Cleverson e Josnei para o Borda do Campo; anormalidades – não houve; árbitro – Renato Santos.