Ainda em processo de reconstrução após o acidente aéreo ocorrido em novembro do ano passado, a Chapecoense volta a disputar uma competição oficial na noite desta quinta-feira. Às 21h30, o time estreia na Primeira Liga em um clássico catarinense com o Joinville, na Arena Condá, em Chapecó, pela primeira rodada do Grupo C.

continua após a publicidade

As duas equipes não disputaram a primeira edição do torneio, realizada no primeiro semestre de 2016, mas ambas participaram da fundação da Liga, no final de 2015.

continua após a publicidade

Neste ano, cada um destes clubes vai traçar um caminho. O Joinville terminou a última temporada rebaixado para a Série C, em seu segunda queda seguida no Brasileiro, e a Chapecoense foi assolada por uma tragédia que vai demorar a ser esquecida, pois perdeu 19 de seus jogadores no acidente que matou um total de 71 pessoas quando o avião que levava a equipe caiu perto de Medellín, onde o time disputaria a partida de ida da decisão da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, da Colômbia.

continua após a publicidade

No outro jogo desta quinta pela Primeira Liga, mais uma estreante vai a campo. O Ceará, único representante do Nordeste, vai enfrentar o América-MG, às 19h15, no estádio Independência, em Belo Horizonte (MG), em partida válida pelo Grupo B.

Na primeira fase da competição, os quatro times de cada chave vão se enfrentar em turno único e os dois primeiros colocados se classificam para as quartas de final. Desta maneira, uma vitória na estreia já é um passo importante na busca pela classificação à próxima fase.