Em situações praticamente opostas, Santos e Vasco enfrentam-se hoje, às 21h45, na Vila Belmiro, pela 13.ª rodada do Brasileirão. Diante da frieza dos números e por jogar em casa, o Peixe pode ser apontado como o favorito absoluto para sair de campo com três pontos a mais ao final dos 90 minutos.
Invicta há pelo menos sete rodadas, a equipe santista ainda não perdeu em casa neste campeonato. Além disso, detém o ataque mais positivo da competição, com 24 gols, ao lado de Internacional e Corinthians. Com tal retrospecto em campo, é a terceira colocada na classificação, com 24 pontos ganhos, dois a menos que a líder Ponte Preta.
Em má fase no campeonato, o Vasco, por sua vez, tem como principal e única motivação a estréia do técnico Renato Gaúcho. De resto, só motivos para lamentar. O time carioca é o vice-lanterna, com apenas nove pontos em 12 jogos e na 21.ª posição, na zona de rebaixamento à segundona. No total, conquistou só duas vitórias até agora, e uma delas foi no "tapetão", contra o Brasiliense. Além disso, ostenta a pior defesa, com 27 gols sofridos. O saldo é negativo, de menos 10.
A solução da diretoria para tentar reverter situação tão vexatória foi a de sempre: trocou o treinador. Sai Dario Lourenço e entra Renato Gaúcho, com o devido aval do atacante Romário. Em sua estréia, o novo treinador deve escalar o Vasco com a mesma formação que iniciou o clássico com o Flamengo. A exceção é o zagueiro Éder, suspenso, cuja vaga está sendo disputada por Gomes e Alemão.
No Santos, a zaga também entra em campo desfalcada, pois Cristiano Ávalos foi expulso contra o São Paulo e cumprirá a suspensão automática. Na sua vaga, Gallo já confirmou Altair. Outro que não poderá atuar será o atacante Douglas, que está com dores musculares e ficará afastado dos gramados por aproximadamente 10 dias. Três jogadores disputam a vaga: Danilinho, Luciano Henrique e Geílson.
Formado nas categorias de base do Vasco, o volante Bóvio, confirmado no meio-campo do Peixe, analisa a fase que passe o seu ex-clube. "Eles trocaram de técnico, e uma mudança sempre dá motivação. Mas nós não podemos pensar nos outros, e sim, na gente", afirmou Bóvio, que, como a maioria dos cariocas, torce pela recuperação do futebol do Rio. "O futebol carioca sempre foi uma grande potência, e eu torço para que acabe logo essa situação ruim que está passando", declarou.
O novo contratado do Santos, o atacante Diego, que veio da Internacional, deve ficar no banco de reservas. "Ele tem condições de ser titular, mas ainda não fez sequer um coletivo", ressaltou Gallo.
Ficha técnica
Santos: Mauro; Paulo César, Altair, Halisson e Carlinhos; Bóvio, Fabinho, Ricardinho e Giovanni; Danilinho (Geílson ou Luciano Henrique) e Basílio. Técnico: Alexandre Gallo. Vasco: Élinton; Wagner Diniz, Ciro, Gomes (Alemão) e Diego; Ygor, Felipe Alves, Robson Luiz e Morais; Alex Alves e Romário. Técnico: Renato Gaúcho. Horário: 21h45. Árbitro: Eber Roberto Lopes (Fifa-PR). Assistentes: Roberto Braatz e Rogério Carlos Rolim (PR). Local: Vila Belmiro (Santos).