Orlei Silva/Divulgação |
Seis pilotos paranaense participam da competição dos pesos-pesados das pistas. |
O final de semana do domingo, já está reservado para a grande festa que a Fórmula Truck está preparando: a abertura do Campeonato Brasileiro de 2008, em Guaporé, na serra gaúcha, interior do estado do Rio Grande do Sul.
A tranqüilidade da cidade de 30 mil habitantes começaráa receber as 72 carretas com a estrutura do evento e os caminhões de corrida.
A competição será transmitida pela TV Band, às 14 horas.
É a 12.ª vez que a F-Truck corre no bem cuidado circuito de Guaporé, onde os torcedores da região costumam acampar ao lado dos 3.080 metros da pista.
A temporada entra na pista com várias novidades de bastidores com mudanças de pilotos, equipes e marcas, além de pelo menos três novos pilotos na categoria.
Além da confirmação do jovem piloto goiano Leandro Reis que será companheiro de equipe do seu tio, o também goiano José Maria Reis, na Reis Peças Competições, a F-Truck contará neste ano com mais dois nomes de prestígio no automobilismo: o brasileiro Chico Serra e o argentino Gaston Mazzacane, dois campeões em várias categorias pelas quais passaram e ex-pilotos de Fórmula 1.
Chico Serra, da Stock Car, é uma das novidades na F-Truck. |
Chico Serra foi convidado por Djalma Fogaça e correrá com a marca Ford, entrando na vaga deixada pelo pernambucano Beto Monteiro. Nos testes, ele foi bem, mas ainda busca adaptação.
?É tudo bem diferente do que estou acostumado, o caminhão é mais manhoso para guiar, mas gostei muito?, conta. Ainda assim, tenta não criar expectativas de vitórias ou título neste primeiro momento.
?O objetivo é sempre andar na frente, mas falar isso agora seria pretensão, preciso andar um pouco mais com o caminhão. Mas espero ter um ano competitivo?, revela.
O outro ex-F1, Gaston Mazzacane, não correrá nesta etapa, estará em Guaporé para anunciar seus planos em conjunto com o promotor, Aurélio Félix, mas mesmo assim já fala em andar na frente e tentar se tornar o primeiro estrangeiro a vencer na F-Truck.
Troca-troca e retornos
Outras mudanças que envolvem pilotos e marcas também aconteceram nessa virada de ano. Além de Beto Monteiro, que saiu da DF Motorsport e passou a ser companheiro de equipe de Roberval Andrade na Roberval Motorsport, correndo de Scania, o catarinense Luiz Carlos Zappeline também trocou o Ford da DF pelo Volvo da ABF Competições comandada por Altair Félix.
O gaúcho Régis Boéssio que também correu em 2007 pela DF Motorsport Ford, agora aparece com sua própria equipe a Boéssio Competições e corre agora com a marca Volvo. A equipe RM Competições volta a ser formada com a piloto Débora Rodrigues, que não correu parte da temporada 2007 por ter ficado grávida no início do ano.
Ela entra no lugar de Jonathas Borlenghi e volta a ser companheira de Renato Martins, do atual campeão, Felipe Giaffone, e também do piloto que a substituiu em 2007, Valmir Benavides, ex-piloto de Stock Car. Por falar em ex-piloto de Stock Car, um outro que reserva novidades é Adalberto Jardim, que não confirmou presença na 1.ª etapa mas deve correr a partir da prova seguinte, em São Paulo, 6 de abril.
Adalberto Jardim deverá correr com a marca Iveco, com caminhão preparado pela ABF Competições, em Santos (SP ). ?Ainda não posso dizer nada, mas trabalhando bastante em um novo caminhão para esta temporada?, afirma o piloto, que ainda não conseguiu fazer uma temporada inteira na F-Truck, mas é considerado um dos pilotos mais técnicos da categoria. Os treinos livres em Guaporé começam na sexta-feira.