Técnico da seleção de pista, Adir comanda o programa. |
Uma das atividades do projeto Viva o Verão, promovido pelo governo do Paraná, no litoral do Estado, visa o incentivo à prática do ciclismo. Através de uma equipe especializada, comandada pelo técnico da seleção brasileira de ciclismo, Adir Romeo, jovens, adultos e crianças aprendem a maneira correta de praticar o ciclismo, assim como os benefícios que a atividade traz à saúde. A equipe permanecerá uma semana em cada estação Viva o Verão (Matinhos, Guaratuba, Shangri-lá e Caiobá). “Em caráter inédito, a Paraná Esporte trouxe para o litoral uma equipe especializada. Foram realizados dois cursos para que o pessoal fosse preparado para orientar os veranistas durante o programa”, frisa Adir.
Através de um circuito de habilidades, o técnico quer despertar na criança, através de atividades recreativas, a prática e o gosto pelo uso da bicicleta, tendo como principal objetivo o desenvolvimento motor e os princípios de segurança.
Em uma mini pista com obstáculos, montada nas areias das praias paranaenses, a equipe desenvolve a lateralidade, a noção espacial, as habilidades motoras primárias, a atenção e o equilíbrio. “São métodos que servirão de base para o desenvolvimento de valências físicas futuras”, comenta o técnico da seleção brasileira.
Durante a permanência nas estações, serão apresentados jogos e desafios surpresa como fator motivador, provocando na criança e no jovem o gosto e a conscientização da importância da atividade física para a vida”, segundo Adir.
Benefícios
Assim como a caminhada, um simples passeio de bicicleta pode trazer muitos benefícios à saúde, além de o praticante poder interligar-se à natureza. A frase é do técnico da seleção brasileira de ciclismo, para incentivar a prática de exercícios com bicicleta. “Você pode fazer a atividade passeando. Em uma hora de pedalada uma pessoa que ainda está iniciando a atividade física pode percorrer entre 10 e 15 quilômetros sem perceber.”
Para ele, o grande papel da atividade com a bicicleta é que propicia a ampliação da condição aeróbica com muita facilidade, dando ao ciclista uma melhor qualidade do músculo cardíaco. “Pedalar é uma das atividades que desenvolve, num grau bastante elevado, a parte cardiorrespiratória. O procedimento para uma boa capacitação é similar às outras atividades físicas, praticando apenas três vezes por semana”, enfatiza.
Mas antes de iniciar a prática do ciclismo são necessárias algumas precauções para que a saúde não seja colocada em risco. O praticante da seleção brasileira aconselha a prática gradativa. Ou seja, o atleta deve iniciar com 30 minutos diários de pedalada. Outro fator importante são os cuidados com à adaptação ergométrica entre o corpo do praticante em relação a geometria da bicicleta. “O ciclista precisa ter muita atenção, regulando de forma correta a altura do selim em relação ao comprimento dos membros inferiores e também com a região glútea para que permaneça o tempo do exercício sentado no selim.”
Segurança
Quando se trata de criança a atenção tem de ser redobrada. A primeira medida é procurar ruas e locais de pouco movimento, lembrando que o uso do capacete é indispensável. “O crânio e o cérebro são o ?computador? do corpo humano e acidentes que envolvam essa área do corpo podem causar danos irreversíveis”, finaliza Adir.