O Paysandu não conseguiu o resultado que esperava, mas manteve vivo o sonho de permanecer na Série B do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste sábado, o time paraense não fez boa partida, chegou a estar perdendo por dois gols, mas foi valente e arrancou um empate por 3 a 3 contra o Oeste, no Estádio da Curuzu, em Belém (PA), pela 34.ª rodada.
Com o resultado negativo, o Paysandu foi para 36 pontos e viu a diferença para o ABC, primeiro time fora da degola, aumentar para quatro pontos. O Oeste, por sua vez, subiu para 44 pontos, em 12.º lugar e, praticamente deu adeus a qualquer possibilidade de voltar à Série C.
A possibilidade de deixar a zona de rebaixamento fez com que o Paysandu entrasse em campo com motivação elevada e fizesse pressão no começo do jogo. Apesar da vontade, o time da casa não conseguiu finalizar contra o gol de Fernando Leal e viu o
adversário abrir o placar aos 15 minutos. Após cobrança de escanteio, Adriano Alves subiu sozinho no meio da marcação e desviou de cabeça para o gol, sem chances para Matheus.
Os mandantes sentiram bastante o gol e passaram a errar em demasia. Aproveitando da instabilidade emocional do rival, o Oeste ampliou aos 19 minutos com Bruno Nunes em jogada individual.
Os paraenses não davam mostras dentro do campo de que poderiam reagir, mas conseguiram diminuir o placar antes do intervalo em jogada de bola aérea com Pablo.
Empolgado com o gol marcado antes do intervalo, o Paysandu voltou com tudo para o segundo tempo. Mas o time repetiu o início do jogo e não conseguiu transformar a superioridade em gols. E como os 45 finais foram praticamente iguais aos iniciais, o Oeste chegou pela primeira vez e marcou. Aos 16 minutos, Lelê apareceu para concluir após cruzamento rasteiro de Fernandes. O lance foi suficiente para fazer com que parte dos torcedores do Paysandu deixassem o estádio. Sem fazer confusão, desta vez.
Benazzi colocou o time a frente, botou uma infinidade de atacante e o Paysandu melhorou. Marcelo Nicácio conseguiu diminuir em cobrança de pênalti, aos 34 minutos. Em seguida, Eduardo Ramos carimbou a trave em chute de fora da área.
No final, na base da vontade, Marcelo Nicácio aproveitou rebote de Fernando Leal e mandou para o fundo das redes e assegurar o 3 a 3.
Os dois times voltam a campo na próxima terça-feira, quando a Série B terá rodada cheia. Às 21h50, o Paysandu recebe o Palmeiras, no Estádio Mangueirão, em Belém (PA). No mesmo horário, o Oeste visita o Joinville, na Arena, em Santa Catarina.
FICHA TÉCNICA
PAYSANDU 3 X 3 OESTE
PAYSANDU – Matheus; Max (Helinton), Fábio Sanches, Leonardo e Pablo; Vanderson, Zé Antônio, Diego Barboza (Willian Leandro) e Eduardo Ramos; Careca (Djalma) e Marcelo Nicácio. Técnico – Vágner Benazzi.
OESTE – Fernando Leal; Ligger, Dezinho e Adriano Alves; Eric, César Gaúcho, Memo, João Denoni e Piauí (Fernandes); Lelê (Pablo) e Bruno Nunes (Bruno Batata). Técnico – Luís Carlos Martins.
GOLS – Adriano Alves, aos 15, Bruno Nunes, aos 19, e Pablo aos 41 minutos do primeiro tempo. Lelê, aos 16, e Marcelo Nicácio, aos 34 e 47 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO – Wagner dos Santos Rosa (RJ).
CARTÕES AMARELOS – Eduardo Ramos (Paysandu); Fernando Leal, César Gaúcho e Fernandes (Oeste).
RENDA – R$ 168.880,00.
PÚBLICO – 7.883 pagantes.
LOCAL – Estádio da Curuzu, em Belém (PA).