O paulista Paulo Salustiano obteve ontem, em Curitiba, a sua primeira vitória na F-Renault brasileira, beneficiado por um erro de Marcos Gomes na penúltima das 24 voltas, mas também graças à sua persistência. Ele largou em segundo, passou boa parte da fase inicial da corrida atacando o então líder Gustavo Sonderman, depois teve de brigar com Gomes, que numa bela manobra o ultrapassou e a Sonderman ao mesmo tempo, mas não desanimou. No final, aproveitou uma escapada do adversário para assumir a liderança e ganhar a corrida.
“A corrida teve um ritmo intenso. Briguei primeiro com o Sonderman e depois o Marquinhos (Gomes) chegou. Tive que buscá-lo, mas no fim deu tudo certo”, comemorou Salustiano, piloto da M4T Motorsport, que completou a prova em 32min28s470.
De fato a corrida foi bastante disputada, com “pegas” em todos os pelotões. Gomes, da S Competições, largou em nono, ganhou várias posições com muita ousadia e na metade da corrida estava em terceiro.
Na 14.ª volta, colocou o carro ao lado do de Salustiano para fazer a ultrapassagem, no mesmo momento em que o pneu do carro do líder Sonderman furava e o obrigava a deixar a corrida. Salustiano ficou “encaixotado” e Gomes passou os dois ao mesmo tempo.
Líder, Gomes não conseguiu abrir, pois Salustiano não deixou. Mas acabou perdendo a concentração, errou a freada na reta oposta na penúltima volta e acabou entregando a vitória de bandeja para o adversário.
“O erro aconteceu porque eu não estava concentrado o suficiente. Espero aprender a lição”, disse o filho do ex-piloto Pedro Gomes, que terminou o GP 0s947 atrás do vencedor. Patrick Rocha (Giaffone Motorsport), que largou em 12.º e teve o carro reconstruído durante a madrugada por causa do acidente que sofreu no sábado, foi o terceiro. Zeca Cardoso (Amir Nasr) foi o quarto; Renato David (Bassani), o quinto; e Gustavo Foizer (S Racing), o sexto.
Gomes, agora, lidera o campeonato com 44 pontos. Renato David tem 36; Allan Khodair (bateu hoje) 31; Salustiano, 30; e Rocha, 22. A terceira etapa da F-Renault brasileira será no dia 29, em Brasília.
Copa Clio
Na primeira etapa do campeonato, realizada ontem também em Curitiba, a vitória foi do brasiliense Alexandre Conill, que completou as 24 voltas em 41min21s096 e lidera o campeonato com 21 pontos. Em segundo ficou o paulista Luiz Frediani Jr. (16 pontos), com outro paulista, Vicente Siciliano (12), em terceiro.