O Brasil subiu ao pódio no segundo dia do Mundial de Tae Kwon Do, que está sendo realizado na Arena Manchester, na Inglaterra. Nesta quinta-feira, Paulo Ricardo de Melo faturou o bronze da categoria até 54 quilos, na 15ª medalha conquistada por lutadores do País na história do evento.

continua após a publicidade

A medalha veio na estreia de Paulo Ricardo, de 22 anos, em Mundiais. E o brasileiro a assegurou após vencer quatro lutas, perdendo nas semifinais para o coreano Jun Seo Bae, o que lhe rendeu o bronze. O rival asiático fechou o primeiro round vencendo por 15 a 8 e estava à frente por 34 a 18 no segundo, quando a disputa foi encerrada por causa da décima falta de Paulo Ricardo, número máximo de infrações por combate.

continua após a publicidade

“Não venci na semifinal, mas estou muito feliz com essa medalha, em minha primeira participação no Mundial. Agradeço todos que torcem pelo meu sucesso e a confederação, por toda preparação que tivemos. A comissão técnica que não mede esforços pra conquistarmos os melhores resultados. Dedico essa medalha especialmente a minha mãe, Maria Neide, e minha irmã, Paula Crisitina, que inclusive está fazendo aniversário hoje. Assim como ao trabalho do meu professor Fábio Lourenço e a torcida que acompanhou todos os momentos”, celebrou Paulo Ricardo.

continua após a publicidade

Na sua campanha, Paulo Ricardo venceu o neozelandês Cole Krech-Watene na estreia, depois passando por Heiner Oviedo, da Costa Rica, e Seiya Higashijima, do Japão. A vaga na semifinal e a medalha foi assegurada com o triunfo contra Bailey Lewis, da Austrália.

“Enfrentamos adversários fortíssimos, mas ele lutou com muita propriedade. Executou tudo que lhe foi passado e demonstrou muita confiança e precisão nos comandos, vencendo todas as lutas com um placar alto! Contra o fortíssimo coreano não conseguimos encontrar o tempo exato para encaixar os chutes. Paulo vem evoluindo muito e com certeza, se continuar o trabalho duro que vem realizando, conquistará varias outras medalhas para o nosso país”, analisou Clayton dos Santos, treinador da deleção brasileira.

Também nesta quinta-feira, em Londres, Edival Pontes (até 68kg) e Gabriele Siqueira (mas de 73kg) pararam nas oitavas de final. Na sexta, o Brasil vai ser representado por Henrique Precioso (até 74kg), Talisca Reis (até 49kg) e Sandy Macedo (até 57kg).